O filme de 1999 discorre sobre a ditadura de Franco na Espanha, mostrando seu efeito nefasto num povoado rural. O projeto Cinema em Casa, do Sesc SP, apresenta “A língua das mariposas”, do diretor espanhol José Luis Cuerda. O acesso é gratuito e o filme ficará à disposição do público até o dia 18 de […]
O projeto Cinema em Casa, do Sesc SP, apresenta “A língua das mariposas”, do diretor espanhol José Luis Cuerda. O acesso é gratuito e o filme ficará à disposição do público até o dia 18 de setembro. Baseado no conto homônimo de Manuel Rivas, o longa-metragem narra a relação amistosa entre Moncho, um garoto de sete anos que vive em um povoado rural, e seu professor, don Gregório, apoiador da Segunda República Espanhola.
Ambientado nos meses que antecederam a Guerra Civil Espanhola, “A Língua das Mariposas” acompanha o pequeno Moncho e seu crescimento na Galiza de 1936. Ele desenvolve uma relação próxima com o seu professor Don Gregorio, que apresenta ao menino diferentes coisas do mundo através da leitura e poesia. Porém, quando as tropas do ditador Franco chegam, as vidas de Moncho, dos seus pais trabalhadores e do seu professor serão alteradas para sempre.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.