.
. Inédito nas plataformas de streaming, a Itaú Cultural Play faz o lançamento nacional e exclusivo do filme no dia 5 de agosto. Ele ficará disponível em seu catálogo por dois anos. Gratuita, a plataforma de cinema brasileiro do Itaú Cultural é acessível para dispositivos móveis IOS e Android e pode ser acessado, ainda, pelo site www.itauculturalplay.com.br
Uma família de bolivianos deixa para trás seu país, sua cultura e tradições, distanciam-se da Pachamama (divindade máxima dos povos indígenas dos Andes Centrais, relacionada à terra, à fertilidade e ao feminino), em busca do deus que está nas grandes cidades, o deus dinheiro, “Platamama”. O documentário dirigido por Alice Riff acompanha esta família de imigrantes que vive em São Paulo e trabalha costurando roupas para grandes marcas.
. “Passei quatro meses fazendo parte da dinâmica daquela família em que a casa é onde se trabalha, se descansa, e da onde quase nunca se sai, a não ser quando eles imaginam o futuro, sempre longe dali”, conta Alice.
A partir de uma observação atenta ao cotidiano desta família, o filme se aproxima desta realidade da imigração recente de milhares de bolivianos que, invisibilizados, seguem uma vida vinculada ao trabalho exausitivo, exploratório muitas vezes ilegal.
Os personagens de “Platamama” vivem sob uma condição de suspensão: não estão em sua terra de origem e também não estão em terra nenhuma, enquanto o sonho e o consumo são os únicos meios de escape possíveis da realidade.
“Em meio ao trabalho repetitivo e do dinheiro que ao final do mês não dá para além da sobrevivência, eles planejam o futuro. E sonhar talvez seja o que os mantenham firmes o que os mantém com energia para viver o presente.Uma das coisas que eu acho mais bonitas do filme é que, apesar das dificuldades e do trabalho repetitivo, nas horas vagas eles sonham, o Choco sonha em ser um cantor, a Pamela sonha em fazer a faculdade, a mãe dele fala que vai comprar um carro e eles vão todos viajar com o cachorro, que eles ainda nem têm, para a Bolívia.”, complementa a diretora.
Ficha Técnica: Platamama
2018 | Brasil | Documentário | 80 min.
Direção, roteiro e direção de produção Alice Riff, Produção Studio Riff, Coproducão Paideia Filmes, Produção executiva Heverton Lima. Elenco: Denilson Chiara Manami, Carmen Manami, Pamela Ruth Apaza, Mari Apaza . Montagem:Yuri Amaral, Fotografia Dan de Carvalho, Mixagem Rubén Valdez, Som direto Caio Mazzilli, Correção de cor Alice Drummond Edição de som Mariana Vieira, Cartaz Ana Prata
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.