Estudantes e professores do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciam o ano letivo nesta segunda-feira, 9. Para a volta às aulas, estão previstas diversas atividades, como recepção aos alunos, trote solidário e debate.A universidade conta com 1.875 estudantes de graduação em 13 cursos presenciais. Na pós-graduação, são 288 alunos: 61 em cursos de especialização (lato sensu), 177 no mestrado e outros 50 em doutorado. O campus tem 209 professores. No primeiro dia do retorno às atividades, nesta segunda-feira, acontece a recepção dos acadêmicos em dois períodos. Pela manhã, a partir das 8h30, as ações são no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Já à noite, a programação será no campus. No PTI, a recepção é para estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras, Matemática e Hotelaria. No campus, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, a atividade envolverá alunos do curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Turismo. “O objetivo é promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e passar orientações aos calouros”, explicou o diretor-geral da Unioeste/Foz, Fernando Martins. “Os novos acadêmicos terão a oportunidade de conhecer os diretores de centro e coordenadores de cursos, que farão uma apresentação de suas áreas”, frisou.
Neste ano, os cursos de Administração e Ciências Contábeis se uniram para realizar o trote solidário para receber os novos alunos dos dois cursos, os calouros. De 9 a 16 de março, os acadêmicos recolherão doações de ração, que serão destinadas à ONG Vida Animal.A entidade, mantida por voluntários, cuida de cães e gatos em situação de abandono ou maus-tratos. O atendimento é feito com recursos de promoções ou de doações da comunidade. Quem quiser doar ração durante o trote solidário poderá entregar o produto aos alunos veteranos de Administração e Contábeis no campus da Unioeste/Foz.
Na quarta-feira, 11, às 19h, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, a universidade promoverá a aula magna com o tema “Mulheres na universidade: uma verdade inconveniente”, ministrada pela professora doutora Márcia Barbosa, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Palestra “Mulheres na universidade: uma verdade inconveniente” será gratuita e aberta para toda a comunidade.
A professora é um dos principais nomes da ciência no país. Seu trabalho no Instituto de Física da UFRGS conferiu à pesquisadora uma vaga entre os novos membros da Academia Mundial de Ciência (TWAS), em eleição no último mês de dezembro. Aberta para a comunidade, a palestra integra a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Raio X da Unioeste/Foz
Cursos graduação: 13 (presenciais) Administração Ciência da Computação Ciências Contábeis Direito Enfermagem Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Hotelaria Letras – Português/Espanhol Letras – Português/Inglês Matemática Pedagogia TurismoCursos lato sensu: 2 Curso de especialização em Intervenção Breve em Psicologia Curso de especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e TrabalhistaCursos stricto sensu: 6 Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação Mestrado em Ensino Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras Doutorado em Sociedade, Cultura e FronteirasEstrutura física Laboratórios de ensino e pesquisa Parque Tecnológico Itaipu (PTI) Espaço de Estudos em Contabilidade Laboratórios de Enfermagem, de Letras e Pedagogia Núcleo de Práticas Jurídicas Laboratório de Hotelaria Laboratório de Estudos em Turismo
_________________________(Com informações da assessoria da Unioeste/Foz e do portal institucional)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.