Paraná amplia atendimento com novas cadeiras anfíbias no Oeste e Litoral – Foto: Leonardo Sguarezi/SECOM
Os municípios de Santa Helena e Itaipulândia, na Costa Oeste, ganharão uma novidade nesta temporada de verão. A partir de 22 de dezembro também contarão com cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com dificuldade de locomoção se refresquem nas águas com segurança. Os equipamentos integram o projeto Praia Acessível e são disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com a Sanepar. O projeto também levará uma nova cadeira para a Ilha do Mel, se unindo ao projeto já tocado na unidade de conservação pelo IAT.
No Litoral, que já contava com o serviço, serão seis pontos de acesso aos equipamentos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além de mais um na Ilha do Mel, por meio de uma nova parceria com o município de Paranaguá, como ocorre também em Santa Helena e Itaipulândia. Na Ilha do Mel também estarão disponíveis cadeiras administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT).
O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.
Os profissionais que farão os atendimentos, a maior parte formados ou estudantes de fisioterapia e educação física, passaram por capacitação para este fim.
A ampliação atende a uma demanda dos municípios, mas principalmente visa oferecer serviços com acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência, conforme explica o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Desde o ano passado, com o sucesso que tivemos, alguns municípios nos procuraram para termos a parceria deste serviço. Conseguimos neste ano fechar com Santa Helena, Itaipulândia e Paranaguá, mas já temos outros previstos para a próxima temporada”, destacou.
Para a prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, é uma oportunidade para que muitas pessoas possam desfrutar de suas férias, aproveitar as atrações do município com segurança e inclusão. “Nós temos aqui o nosso balneário, a nossa prainha, e ficamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, para que possamos oferecer aos nossos moradores e turistas, momentos de lazer, descontração e principalmente inclusão”, ressaltou.
De 28 de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024 – de terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h
Costa Oeste Itaipulândia Balneário Jacutinga -Av. Beija Flor, Linha Jacutinga
Santa Helena Balneário Municipal de Santa Helena – Prolongamento da Av. Brasil S/N
Costa Leste Guaratuba Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n
Matinhos Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa
Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia
Pontal do Paraná
Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís
Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl
Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte
Ilha do Mel
Praia Nova Brasília
Praia Encantadas
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.