Os vencedores do Nobel que estarão no evento: Emmanuelle Charpentier, Elizabeth Blackburn, May-Britt Moser, Saul Perlmutter e Bernard Feringa (Fotos: Divulgação/Nobel Prize)
Para discutir o impacto da ciência e o papel dos cientistas na sociedade, cinco vencedores do Prêmio Nobel vão se reunir virtualmente com 80 estudantes de cerca de 20 países da América Latina e do Caribe. O evento, organizado pelo Nobel Prize Outreach, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), será transmitido no dia 16 de novembro neste link, a partir das 13 horas (horário de Brasília). .
No Diálogo Prêmio Nobel América Latina e Caribe, os laureados estarão divididos em cinco salas virtuais, onde debaterão com os estudantes questões como a responsabilidade dos cientistas e a construção de diálogos entre a ciência, os atores políticos e a sociedade. Eles também vão propor desafios científicos aos jovens e responderão a questões. Dezesseis brasilleiros estarão entre os participantes.
O encontro terá a presença da microbióloga francesa Emmanuelle Charpentier, vencedora do Nobel de Química em 2020 por criar, junto com a norte-americana Jennifer Doudna, uma ferramenta revolucionária capaz de editar a estrutura do DNA humano, que ficou conhecida pelo acrônimo CRISPR. Além de Charpentier, participarão do encontro a australiana Elizabeth Blackburn e a norueguesa May-Britt Moser, vencedoras do Nobel de Medicina em 2009 e 2014, respectivamente; o norte-americano Saul Perlmutter, Nobel de Física em 2011; e o holandês Bernard Feringa, Nobel de Química em 2016. .
“Esse encontro é uma oportunidade fantástica para que os estudantes conheçam mais sobre o trabalho e também a vida dos vencedores do Prêmio Nobel. Para que eles saibam como esses cientistas chegaram até lá. Nosso foco é incentivar aspirantes a cientistas a continuarem no caminho da pesquisa científica, que se interessem por questões como a natureza humana e o universo e ajudem no desenvolvimento do Brasil e da América Latina em geral”, disse o presidente da ABC, Luiz Davidovich. .
O programa será moderado pelo diretor científico da Nobel Prize Outreach, Adam Smith, e a professora de psicologia clínica integrativa e membro do comitê do Prêmio Nobel Juleen Zierath. .
Unidos pela Ciência – Diálogo Prêmio Nobel América Latina e Caribe Data: 16 de novembro Horário: 13h – 16h (horário de Brasília) Transmissão: Canal do YouTube Nobel Prize
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.