.
Ensinar matemática para crianças de 6 a 10 anos de idade não é tarefa fácil, por isso os professores precisam se reinventar a todo momento. Com algumas contribuições, especialmente através da música, as aulas se tornam mais atrativas, despertam a atenção e estimulam o aprendizado entre os alunos.
É com este propósito que Fernando Luiz Andretti , professor da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, desenvolveu o livro “Matemática e Música: Paródias para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, lançado recentemente, durante Feira do Livro realizada na cidade.
O livro é fruto de um curso de formação continuada realizado para professores da rede municipal e de uma pesquisa de mestrado da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), defendida em 2020. A obra também é assinada por Marcos Lubeck, professor daquela instituição.
“Como sou formado em matemática, dava aula para o ensino médio sempre com paródia, levava o violão e os alunos aprendiam brincando. Quando entrei no mestrado e comecei a lecionar para o Ensino Fundamental, percebi que não existiam paródias para este público. Foi durante o curso de formação que criamos seis passos para auxiliar na criação de uma paródia, como se fosse uma receita”, explica, Fernando.
Através do curso, 40 paródias foram desenvolvidas por 50 educadores – todas constam no livro, que traz também o passo a passo sobre como construir uma paródia e atrair os alunos.
Andretti e Lübeck, criadores de “Música e Matemática” – Fotos: divulgação
Fernando Luiz Andretti é formado em Matemática e Pedagogia, pós-graduado em Física, Docência do Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva e mestre em Ensino de Matemática pela Unioeste.
Fernando, que é professor nas escolas Eleodoro Ébano Pereira e Írio Manganelli, criou um roteiro para a criação de paródias, que se configuram como Produtos Educacionais, podendo ser utilizadas para descontrair, introduzir ou mesmo consolidar conteúdos.
“Como professores, sabemos que a educação escolar não deve se limitar à exposição de conteúdos. Ela deve, antes, sugerir caminhos a seguir, que levem em conta o passado, o presente e o futuro dos alunos, ajudando-os a se desenvolver plenamente. A música é um fenômeno universal e utilizá-la no ensino se mostra uma alternativa auspiciosa e significativa para o desenvolvimento dos alunos.”, disse.
Para ler online, acesse: https://issuu.com/lfeditorial/docs/matematica_e_musica_digital_
As vendas do livro são exclusivas pela internet: https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=151763&titulo=Matem%C3%A1tica+e+M%C3%BAsica+par%C3%B3dias+para+os+anos+iniciai+do+ensino+fundamental
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.