Estão abertas inscrições para a segunda edição do programa Ancestralidades de valorização à pesquisa, que em 2024 dá ênfase ao eixo temático meio ambiente e raça. Até 24 de maio, às 17 horas, serão recebidos projetos em duas categorias: Pesquisas e estudos em andamento e Pesquisas e estudos concluídos. Serão escolhidos até 12 inscritos, que receberão apoio financeiro: R$ 12 mil para trabalhos em andamento e R$ 18 mil para concluídos. Leia o edital.
As inscrições são exclusivas para pessoas pretas, pardas e indígenas, maiores de 18 anos, que sejam estudantes ou associados a centros de pesquisa, organizações da sociedade civil (OSC), universidades, coletivos, instituições e observatórios. Podem se inscrever brasileiros (de nascença ou naturalizados) e estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Só serão aceitos projetos escritos em português.
Os trabalhos também precisam se enquadrar nas seguintes temáticas: territórios e territorialidades; ecologia; bens da natureza; conservação ambiental urbana e rural; e adaptação climática. De acordo com a curadoria do programa, são buscados projetos ligados ao combate ao racismo, assim como iniciativas que pensem relações de respeito com a natureza. Há um interesse especial em inscrições de mães, pessoas trans, pessoas com deficiência (PCD) e refugiados residentes no Brasil.
Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha no site do Ancestralidades no período determinado, incluindo o projeto, uma apresentação em vídeo de até dois minutos e o comprovante do vínculo com universidades, coletivos etc. O resultado da seleção está previsto para 8 de novembro de 2024, com divulgação no Ancestralidades.
Ancestralidades de valorização à pesquisa 2024 – meio ambiente e raça inscrições de 23 de abril, às 10h, a 24 de maio, às 17h. Acesse o edital .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.