No dia 12 de dezembro, a partir das 19 horas, ocorre em Toledo a estreia do curta-metragem documental “Vivências Maternas”. A exibição será feita para convidados e aberta a comunidade interessada, com acesso gratuito. O evento vai contar ainda com intervenção artística e debate sobre o tema abordado na produção. Vivências Maternas é uma produção do projeto Histórias Femininas com apoio da Secretaria de Cultura de Toledo através da Lei Paulo Gustavo.
Com uma equipe de trabalho formada apenas por mulheres, a produção valorizou o universo feminino de diversas formas. Foram pouco mais de cinco meses de produção registrando as vivências maternas das participantes. “O objetivo foi registrar as histórias de mães plurais e com vivências distintas, para além das experiências maternas individuais”, explica Ana Carolina de Paula, idealizadora do projeto e produtora do curta.
A produção busca ainda por meio destes registros uma memória documental, histórica, cultural, afetiva e subjetiva destas mulheres mães, contribuindo na construção de narrativas únicas, porém plurais, além de demonstrar as vivências maternas solidificadas neste território do Oeste do Paraná.
Criado em 2019 pela Mestre em Educação Ana Carolina de Paula, o Histórias Femininas produziu mais de 60 programas gravados em formato de podcast, que foram divulgados e disponibilizados gratuitamente na plataforma online da Kula Webrádio Universitária. Foram registradas histórias e vivências de diversas mulheres, de variadas idades, classes sociais, cores e profissões através de suas próprias narrativas ao longo de quatro anos de trabalho.
Além de trabalhar o protagonismo feminino nas mais diversas áreas como educação, esporte, ciências, artes e agricultura, a idealizadora Ana Carolina, que também é mãe, destaca que a vivência materna é por si só um tema amplo e que merece ser valorizado: “O projeto Histórias Femininas só existe porque eu me tornei mãe e senti vontade de falar sobre isso, então nada mais conveniente que ter uma etapa dessa caminhada dedicada a maternidade”.
O lançamento de “Vivências Maternas” realiza exibição gratuita como contrapartida social, priorizando a presença e participação de populações em situação de vulnerabilidade social, dos bairros periféricos e de mulheres que tenham interesse nas questões do universo da maternidade. A produção é também acessível com toda tradução simultânea do conteúdo em LIBRAS.
Exibição de lançamento Curta Vivências Maternas Local: Farol Bar ( Rua Sete de Setembro, 575, Centro, Toledo) Data: 12 de dezembro, 19h . Entrada gratuita.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.