Associação Maestro da Bola foi fundada pelo pentacampeão Ricardo Luís Pozzi Rodrigues, o Ricardinho. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
O evento ocorrerá no Sesc da Avenida Tancredo Neves, das 9h às 16h, com entrada gratuita. O objetivo é apresentar aos moradores, em especial às pessoas com deficiência física e/ou intelectual e cegos, as atividades que o projeto desenvolverá a partir deste ano.
A oferta de práticas esportivas adaptadas aos praticantes com algum tipo de deficiência é fruto de um convênio entre a Associação Maestro da Bola e a diretoria brasileira de Itaipu, firmado no ano passado, no valor de R$ 5 milhões.
De acordo com a assessoria de Itaipu, as atividades serão coordenadas por uma equipe multidisciplinar e haverá polos em vários pontos da cidade. Durante o festival, os profissionais apresentarão as modalidades e farão a inscrição dos interessados.
“Nosso convite é para todas as pessoas com deficiência, mas também para familiares, interessados em voluntariado e todos que defendem e trabalham pela inclusão”, explica Gorette Milioli, coordenadora do evento.
A princípio, serão oferecidas modalidades como bocha, parabadminton, goalball, tênis de mesa, futebol para cegos, atletismo (e suas várias categorias envolvidas), paracanoagem, basquetebol, natação e futebol para pessoas com deficiência intelectual.
Todos os inscritos passarão por avaliação, e, então, será sugerida a modalidade mais adequada ou estudadas maneiras de adequação.
A iniciativa também terá a participação do poder público local e de outras entidades da Terra das Cataratas, como o Instituto Meninos do Lago, Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu e Conselho Comunitário da Vila C.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.