Os dois filhotes de Angá, onça-pintada monitorada pelo Projeto Onça do Iguaçu – Imagem: captura de tela
O Projeto Onças do Iguaçu deu a notícia “que aquece os corações de todos que lutam pela conservação da biodiversidade brasileira: dois novos filhotes de onça-pintada (Panthera onca) foram registrados no Parque Nacional do Iguaçu!”
Com aproximadamente três meses de idade, os pequenos ainda têm o sexo indefinido, mas já representam um importante símbolo de esperança para o futuro da espécie na região.
Os filhotes são filhos de Angá, uma onça-pintada monitorada por colar GPS, e essa é a sua segunda ninhada conhecida. Ela já teve 2 filhotes em 2023. Os filhotes são netos da lendária Cacira, uma das fêmeas mais conhecidas e
Essa linhagem reforça o sucesso dos esforços de proteção e monitoramento contínuo realizados pelo Projeto Onças do Iguaçu, realizado em parceria com pelo Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, Instituto Pró Carnívoros, CENAP/ICMBio e WWF Brasil.
“É sempre uma grande emoção registrar o nascimento de novos filhotes. Cada nova vida representa uma vitória da conservação e um passo adiante na preservação dessa espécie emblemática da nossa fauna”, celebra Yara Barros, coordenadora do Onças do Iguaçu.
Leia também: Bióloga de Foz é premiada em Londres pelo trabalho com onças-pintadas
O registro foi possível graças às armadilhas fotográficas distribuídas estrategicamente pelo projeto, que faz o monitoramento das onças e de suas presas no parque. O registro dos filhotes ao lado da mãe indica que Angá está saudável e cuidando bem de sua nova prole.
O nascimento também é uma poderosa mensagem para a sociedade: a coexistência entre humanos e grandes predadores é possível, e a conservação dá frutos quando é feita com seriedade, ciência e amor à natureza.
O Projeto Onças do Iguaçu segue acompanhando de perto a família de Angá e convida a todos para celebrar esse momento. “A natureza está nos mostrando que, quando protegida, ela responde com vida”.
Veja vídeos da ninhada de Angá, aqui.
O Projeto Onças do Iguaçu É um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Pró-Carnívoros, CENAP/ICMBio e WWF Brasil.
Sua missão é garantir a conservação da onça-pintada como espécie-chave da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, e a visão do Projeto é ter onças, pessoas e Parque Nacional do Iguaçu prosperando juntos.
Conduz ações de pesquisa, engajamento, coexistência, capacitação e apoio a políticas públicas e comunicação.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.