.
População prestigiou os shows e a feira montada na praça San Martín – Foto: Municipalidad de Pto. Iguazú
Inauguração da casa museu em homenagem à médica Marta Schwarz – Foto: Municipalidad de Puerto Iguazú
Homenagem – Outro ponto alto foi a inauguração da Casa Museu Dra. Marta Schwarz, que homenageia a médica pioneira da região fronteiriça.
Marta Schwarz nasceu em um 8 de março e foi protagonista de uma história de força e coragem na Tríplice Fronteira. Ela chegou a cidade fronteiriça em 1949 para se tornar a primeira médica da região e, mais que isso, para ser o “Ángel de la Selva”. Hoje, o hospital de Puerto Iguazú leva seu nome.
. Leia também: Pesquisa busca resgatar a história da primeira médica da tríplice fronteira . Leia também: Documentário conta a vida e obra da “Ángel de la Selva”
. Turismo – Tal como Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú tem como base econômica as atividades ligadas ao turismo, comércio e serviços, figurando na lista dos destinos mais procurados por viajantes nacionais e estrangeiros em território argentino. A população atual da cidade gira em torno de 85 mil habitantes.
Lado argentino do Marco das Três Fronteiras, com vista para a Ponte da Integração. Imagem: Gentileza/Municipalidad de Puerto Iguazú
. O fim de semana, por sua vez, será marcado pela chegada do visitante de número 1.000.000 ao Parque Nacional Iguazú em 2022. A expectativa é que a marca seja alcançada no domingo (11), podendo ocorrer, a depender do fluxo, já no fim da tarde deste sábado (10) ou no início da manhã de segunda-feira (12). .
O salto “Garganta do Diabo”, visto do lado argentino das Cataratas do Iguaçu – Foto: reprodução
Puerto Iguazú está na província de Misiones, no extremo nordeste da Argentina e faz parte – junto com Foz do Iguaçu (BR), Puerto Franco e Ciudad del Este (PY) – da região conhecida como a Tríplice Fronteira, uma das mais movimentadas do mundo.
Sua influência europeia remonta o século XVI. Região habitada por povos indígenas, em especial os Guarani, a região ficou marcada pela passagem do explorador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Ele foi o primeiro homem branco a escrever sobre as Cataratas do Iguaçu, em carta aos europeus em 1541.
Na época da chegada dos espanhóis ao local, no século XVI, os Guarani estavam expandindo seu território. Este povo se caracterizava entre outras coisas pelo manejo e cultivo de diversas plantas.
Leia mais da história de Puerto Iguazú no site oficial da Municipalidad de Puerto Iguazu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.