Curso online e gratuito promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP tem inscrições até o dia 19 de janeiro e prioriza atender profissionais da rede pública. Para aprofundar a compreensão das aplicações da cartografia no ensino de geografia na educação básica será oferecido de 11 de fevereiro a 9 de dezembro […]
A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia (Lemadi) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, contará com carga horária de 180 horas e será totalmente a distância e gratuito. As aulas ocorrerão todas as terças-feiras, das 19h às 22h, com recesso em julho.
O programa do curso possui quatro disciplinas: Introdução à Teoria da Cartografia, Cartografias Plurais: exemplos e diversidade de métodos, A Cartografia na Escola e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A programação completa está disponível neste link.
“O curso é uma tentativa de conectar os debates recentes sobre cartografia com professores de escolas públicas para, em conjunto, construir novas possibilidades e aplicações que busquem romper com práticas pedagógicas que limitem a pluralidade da Cartografia e da Geografia”, esclarecem os organizadores do curso.
Participarão dos encontros, além de professores da USP, docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Confira mais informações na página do curso clicando aqui.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.