Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, na fronteira entre Paraguai e Brasil. O rio secando a meses, a Ponte da Amizade ao fundo. (Foto: Áurea Cunha / Guatá)
Para marcar o Mês de Defesa do Cerrado, celebrado em setembro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) iniciou uma nova fase da campanha Salve uma Nascente, lançada em maio, com o objetivo de mobilizar a população para preservar as nascentes do Cerrado, considero o berço das águas do Brasil. Neste novo momento é hora de recolher doações para comprar materiais para cercar nascentes e adquirir mudas para recuperação da mata ciliar.
Cerrado, a caixa dágua do Brasil, concentra três aquíferos fundamentais para o regime hídrico do país – José Cruz/ Agência Brasil
“Todo esse processo tem o objetivo de recuperar e multiplicar as ações de recuperação de nascentes, para que a água chegue aos rios e às torneiras das casas das pessoas. Sem água não há vida”, disse a ambientalista Leia Cristina Lemos, uma das articuladoras da campanha, em entrevista ao programa de rádio Bem Viver.
Ela lembrou que o Cerrado concentra três aquíferos fundamentais para o regime hídrico do país. “O Cerrado depende de diversos fatores para a manutenção de sua rede hidrográfica. Ela é responsável, inclusive, por abastecer grandes centros populacionais do país.”
Problema nosso
Uma das bacias hidrográficas abastecidas pelo complexo do Cerrado brasileiro é a do Rio Paraná (em tupi, como o mar ou tanto como o mar), que se irradia no Sudeste e Sul do País. Quando considerado em sua extensão total até a foz do Rio da Prata, na cidade de Buenos Aires, o Paraná é o oitavo maior rio do mundo em extensão (4.880 km) e o maior da América do Sul depois do Amazonas. Está ainda entre os dez maiores do mundo em vazão, drenando boa parte do centro-sul da América do sul, incluindo afluentes que nascem no Cerrado, incluindo parte de cinco estados do Brasil. Sua bacia hidrográfica abrange mais de 10% de todo o território brasileiro.
Foz do Iguaçu é banhada por ele, aliás. é partir deste ponto crucial no mapa da América do Sul que o Paranazão, como é chamado carinhosamente pelos povos ribeirinhos vai de encontro dos rios Paraguai e Uruguai. É a partir da foz do rio Iguaçu, que as águas do Paraná passam a ser o limite natural entre Argentina e Paraguai. Na confluência do rio Paraguai, o rio passa a banhar exclusivamente terras argentinas, desaguando no Rio da Prata, que dá nome a esta importante bacia.
A Vaquinha da Pastoral
A arrecadação de verba para a campanha é feita pelo por meio de uma vaquinha online. Todo o montante arrecadado será usando na recuperação de cinco nascentes que correm risco de desaparecer, localizadas em comunidades camponesas acompanhadas pela CPT em Goiás, Maranhão, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em outubro, tem início a terceira etapa do projeto, na qual técnicos vão a campo implantar as ações para recuperar as nascentes.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.