O que existe? Uma formação pedagógica O que há? Teoria e prática E como é? Aulas expositivas e repetições O que vão se tornar? Professauros ou professores?
Celso Antunes é quem acredita que sabe Distinguir entre essas duas espécies Mas quanto mais ele tenta distinguir Mais os professauros crescem.
Aprendemos com nossos mestres Que temos que ser reflexivos e críticos, Para podermos ensinar… Mas é na universidade, que isso, deveria começar!
Sentimo-nos, mais preparados para atuarmos como professauros do que como professores, e ainda assim, nos sentimos aptos.
Aptos, pois fizemos tudo como nossos mestres exigiram Porém, quando sairmos daqui vamos parecer os macacos da biblioteca, Não vi, não ouvi, não falei e para acrescentar não entendi.
Pensamos, se vai começar conosco A mudança da realidade, Se por meio do que aprendemos podemos fazer uma educação de verdade.
Sabemos que a educação reflete a sociedade, O que mais não se discute? O que mais se tem estudado é a respeito da educação Mas a pergunta é porque não há transformações?
Parece que queremos colecionar publicações Até hoje não entendemos, para que tanta coisa escrita Reinventando a roda, para darmos novamente significado a vida, E o homem em si, onde é que ele fica?
Até hoje não entendemos Porque normas em um artigo vale nota, sendo capaz de desmerecer o escrito Por um simples erro.
E dizemos mais: Somos preparados para sermos professores Ou escritores em série? Daí entendemos que teorias sempre vão existir muitas E sempre surgirão mais.
Pois nossa formação, diz ser, da era tecnológica, Mas vive na era dos ancestrais Quando pensamos que estamos indo para frente Estamos andando para trás.
Apesar de que temos que considerar Que nem todos que irão se formar Vão usar da profissão como bote de sobrevivência Só não saberá, do que vai valer toda sua experiência!
Muitos vão ir além dessa realidade que nos é proposta E com estudos e muito esforço, vão questionar e apanhar. Esperamos que a realidade não venha nos moldar Mas ainda fica uma pergunta existente no ar: e como vamos ensinar?
Ensinar aquilo que não aprendemos, só lemos nos livros Como os alunos irão aprender sem motivo Ou algo que lhes faça sentido?
O professor é uma figura extinta? ou estão extinguindo para continuarem no poder? o mundo não deveria ser somente laico deveria ser apartidário (no sentido que só defendem seu partido e não o país).
Sem relações de interesse, ou provocações pessoais sem corrupção que parece que desacelera os corações de quem deseja, que não sejamos, tratados como animais.
Queremos sair do mundo de faz de conta Cheios de blá, blá, blá, Queremos ações, atitudes por quem devemos começar?
Observação: A poesia foi escrita pela autora numa aula de Filosofia, na época em que estava se formando em Pedagogia na UEL, em 2012. “O professor pediu que escolhêssemos um livro e escrevêssemos um texto, trazendo indagações sobre a nossa formação. E eu escrevi a poesia”, explica.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.