Visão parcial da Mostra Fotográfica do CEJU – Foto: Áurea Cunha
Em 30 retratos produzidos por 12 adolescentes, a “Beleza da Diversidade”. Eles estarão à mostra na sede do Centro da Juventude – CEJU, de Foz do Iguaçu, a partir das 19 horas desta sexta-feira (6). O programa de abertura contará com a apresentação do músico Spartaco Avelar. O conjunto de fotografias é resultado da oficina ministrada pela fotojornalista e arte educadora Áurea Cunha. A exposição ficará à visitação do público até o dia 16, das , com acesso gratuito. A realização é do projeto Fazendo Arte, da Fundação Cultural, em conjunto com o CEJU Foz.
Haveria beleza se fossemos todos iguais? É uma simples e desconcertante pergunta diante da complexidade em se tentar definir o que seria a beleza. Esta coleção de retratos fotográficos busca estimular que cada um encontre sua própria resposta, através da linguagem da arte.
Integrantes da Oficina de Fotografia do CEJU organizam retratos para serem expostos na Mostra – Foto: Áurea Cunha
Os retratos da Mostra “A Beleza da Diversidade” foram produzidos pelos adolescentes em sala de aula. Eles têm entre 14 e 18 anos e escolheram a temática e a linguagem usada para a exposição. “Com uma câmera na mão e aquilo que é considerado a tinta do fotógrafo, luz, eles encontram o próprio olhar no olhar do outro. E neste encontro, tocam suavemente na singularidade sagrada de cada rosto”, explica Áurea Cunha, fotojornalista e arte educadora que coordenou os trabalhos da oficina.
O estudante Caio Alvarenga, 16 anos, reforça a leitura do trabalho feita pela arte educadora. “Conheci pessoas, seus ideais e personalidades. Para mim a diversidade vai além da aparência”.
Quem também dá seu testemunho da importância da mostra é Thomas Girelli, 18. “Adorei porque eu me entendo como parte da diversidade. Me sinto representado porque pude fotografar minha mãe e um pouco da minha identidade de gênero.”
A exposição “A Beleza da Diversidade” abre na sexta-feira, dia 6, e segue à disposição de novos olhares até o dia 16, na sede do CEJU, em Foz do Iguaçu.
Participam da mostra com0 autores das fotos:
Ana Clara Pires, Caio Alvarenga, Eduardo Silva, Emilly Nascimento, Gabriel Júlio de Melo, Isadora Pereira, Isadora Simonaggio, Larissa Bail, Miguel Sotillo, Rafaela Galeano, Távio Vieira e Thomas Girelli.
Caio Alvarenga, 16 anos : “Conheci pessoas, seus ideais e personalidades. Para mim a diversidade vai além da aparência” – Foto: Áurea Cunha
Thomas Girelli, 18, estudante: “Adorei porque eu me entendo como parte da diversidade. Me sinto representado porque pude fotografar minha mãe e um pouco da minha identidade de gênero.”
Serviço: Mostra Fotográfica “A Beleza da Diversidade” Abertura: 06 de dezembro Local: Sede do CEJU – Rua Otto Ernesto Gottlieb, 410, Jardim Naipi Foz do Iguaçu, Pr.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.