Com melodia de Zé Renato, a música tem harmonia calcada no violão de cordas soltas, com espaços para viola, solos vocais e aberturas de vozes. A temática da letra de Nando Reis, cheia de alusões à natureza, faz surgir a ideia de um novo clássico do Boca Livre.

Veja o vídeo clipe de Rio Grande

 

Admirador de longa data do grupo, Nando Reis celebra o resultado da composição e, também, o fato de a canção ter sido escolhida para ser lançada na volta do quarteto. “O Boca Livre faz parte da minha história, da história da música do Brasil, de brasileiros e brasileiras como eu. Imediatamente aceitei o convite do Zé Renato. Sobretudo, porque a melodia que ele me mandou era muito linda, como todas as que ele faz. Escrevi a letra inspirado pela própria melodia e pela relação afetiva que tenho com o Boca Livre”, conta Nando.

“Rio Grande” tem arranjos de Maurício Maestro – também na voz e no baixo elétrico – e produção musical de Zé Nogueira (que gravou o sax soprano e executou as programações). A formação se completa com os “bocas” Zé Renato (violões), David Tygel (viola) e Lourenço Baeta (flauta), além de Marcelo Costa (presente desde o primeiro disco), na bateria e na percussão; João Carlos Coutinho, nos teclados; e Aleska Chediak, no violoncelo.

SINGLE ‘RIO GRANDE’ • Boca Livre • Selo Som Livre / MP,B Discos • 2023
Canção / compositores / Rio Grande, de Zé Renato e Nando Reis . Ouça o álbumclique aqui.

Boca Livre – foto © Alexander Landau

Revista Prosa Verso e Arte