Diferentemente do mate argentino e do chimarrão brasileiro, o tererê paraguaio é consumido gelado – Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski O último sábado do mês de fevereiro é, por lei, o Dia do Tererê no Paraguai. Neste ano, a data em homenagem à bebida típica do país coincidirá com uma outra celebração: o Dia da Mulher Paraguaia, recordado anualmente em 24 de fevereiro.
Leia também: Cidade da fronteira organiza Festival do Tererê 2024
Tereré! Paraguai celebra dia da bebida feita com erva-mate, yuyos e água fria
Na região de fronteira, serão várias as comemorações. Quem for ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu em Hernandarias, no Paraguai, já nesta sexta (23), será recebido com danças folclóricas e brindes como ervas medicinais, tradicionalmente adicionadas à bebida.
A programação de hoje (23) inclui roda de tererê e um ato público de reconhecimento ao trabalho de vendedoras de plantas medicinais e às mulheres que atuam como lideranças indígenas no departamento (estado) de Alto Paraná.
O Dia do Tererê foi criado pela Lei n.º 4.261, em 2011, tendo como objetivo reconhecer a importância cultural e social da bebida à base de erva-mate, consumida no Paraguai e áreas vizinhas desde tempos imemoriais.
Já o Dia da Mulher Paraguaia foi instituído em 1974, como forma de valorizar as mulheres do país e recordar a realização da 1.ª Assembleia de Mulheres da América, ocorrida em meio à guerra, em 24 de fevereiro de 1867, em uma das praças centrais de Assunção.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.