A abordagem do programa desenvolvido pelos Núcleos enfatiza a importância do planejamento estratégico para a transformação social e ambiental. Nesta terça-feira (11), o Núcleo de Cooperação Socioambiental do Oeste do Paraná se reúne em Santa Helena, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para debater temas importantes nas áreas Social, Ambiental e Econômica […]
A iniciativa é promovida pela Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, em parceria com o Itaipu Parquetec, e está alinhada às estratégias do governo federal para o meio ambiente e a transformação social.
Os participantes, que representarão instituições como prefeituras, ONGs, universidades, cooperativas e associações da sociedade civil, vão debater os temas já priorizados nos encontros de consolidação do Núcleo em 2024: resíduos sólidos e conservação do solo e da água; moradia e saúde e desigualdade e baixa diversidade econômica.
Todo os temas são trabalhados dentro da metodologia da “teoria da mudança”, uma abordagem que enfatiza a importância do planejamento estratégico para a transformação social e ambiental. O conceito reforça que agir sem planejamento pode resultar em iniciativas ineficazes, enquanto uma teoria sem aplicação prática não produz efeito.
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.
Eles constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.