Os relatos reunidos na coleção revelam como essas mulheres mantiveram suas práticas em prol da saúde popular enquanto experimentavam o isolamento físico, a doença e o luto. , . A série de vídeos organizadas por Adri Nani, Milene Aparecida Padilha Galvão e Taisa Lewitzki nos meses de novembro e dezembro de 2021, com edição de […]
,
. A série de vídeos organizadas por Adri Nani, Milene Aparecida Padilha Galvão e Taisa Lewitzki nos meses de novembro e dezembro de 2021, com edição de Chiara Back, apresenta o conjunto de narrativas de benzedeiras dos municípios de Irati, Rebouças e São João do Triunfo sobre a manutenção da prática de benzimento durante a pandemia.
Os relatos revelam vivências de insegurança e sofrimento provocadas pelo isolamento físico, luto e adoecimento, assim como processos de resistência e organização, por meio de estratégias de manutenção das práticas tradicionais de cura em prol da saúde popular e o uso das tecnologias de comunicação para reunião e encontro.
.
“Memórias da Pandemia – Benzedeiras do Centro Sul do Paraná” é uma realização do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) com apoio da Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil com objetivo de visibilizar memórias populares sobre a pandemia do Covid-19.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.