Com uma linguagem acessível a todos os públicos, “Dicionário de Cinema” é uma série de vídeos-ensaio sobre conceitos fundamentais do cinema, exibida gratuitamente na internet. A segunda temporada do projeto já está disponível no canal do Youtube, podendo, inclusive, ser utilizada por alunos e professores como ferramenta de ensino e aprendizado, dentro e fora de sala de aula.
“Dicionário de Cinema” dissemina pontos essenciais dos estudos artísticos e culturais – da teoria, da crítica e da prática cinematográfica, com a proposta de levar a um público mais amplo discussões que, muitas vezes, ficam restritas ao âmbito acadêmico. A segunda temporada do projeto reúne oito vídeos, cada um com um tema específico e com, no máximo, nove minutos de duração. Áreas essenciais do cinema estão nesta edição, que conta com os seguintes episódios: “Roteiro”, “Produção”, “Direção”, “Assistência de Direção”, “Fotografia”, “Direção de Arte”, “Som” e “Montagem”.
Com coordenação geral de Alexandre Rafael Garcia, professor no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a obra tem como objetivo principal divulgar a história e a teoria do cinema, fomentando a cultura local brasileira e contribuir com a formação de público crítico e ativo. “A proposta é servir de conteúdo didático cultural para professores de cinema e/ou artes, profissionais da área e interessados em audiovisual”, detalha Garcia.
Dessa forma, ele reforça que todo o material produzido pelo “Dicionário de Cinema” é de acesso livre, ou seja, pode ser utilizado para atividades culturais e educativas, de forma gratuita e sem necessidade de liberação pelos produtores. O produtor executivo Anderson Simão complementa, ao informar que, a primeira temporada também está disponível, de forma gratuita, no mesmo canal do Youtube. “Nós, realizadores do Dicionário de Cinema, incentivamos que esse conteúdo seja difundido, utilizado e compartilhado livremente”, afirma.
Lançado em 2021, a primeira temporada possui sete vídeos-ensaio como os seguintes temas: “Plano”, “Diegese”, “Mise en scène”, “Raccord”, “Transparência”, “Opacidade” e “Estilo”. Uma terceira temporada está em fase de produção, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.
Além de Alexandre Rafael Garcia na coordenação geral e Anderson Simão na produção executiva, “Dicionário de Cinema” tem coordenação da produtora O Quadro e a execução é do coletivo Coco Filmes, formada por estudantes da Unespar.
Foto: Reprodução Youtube/ @dicionariodecinema
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.