Entre os filmes internacionais, um destaque é o mexicano “Noites de fogo”, que concorreu ao Oscar em 2021.
De 7 a 27 de abril, o CineSesc faz uma retrospectiva dos melhores lançamentos do cinema em 2021 na programação presencial e online da 48ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, o primeiro e um dos mais tradicionais festivais de cinema de São Paulo.
.
. Nos 21 dias do Festival Sesc Melhores Filmes, a plataforma Sesc Digital também disponibiliza 14 produções que podem ser assistidas gratuitamente. Algumas delas ficarão disponíveis por tempo limitado, são elas: a sensível relação entre dois homens sexagenários no romance chinês “Suk Suk – Um Amor em Segredo”, de Ray Yeung; vindo do México, o contundente “A Noite do Fogo”, de Tatiana Huezo, sobre o rapto de garotas em uma aldeia; e a belíssima fábula da cineasta Kelly Reichardt sobre as raízes dos Estados Unidos em “First Cow – A Primeira Vaca da América”.
“Cabeça de Nêgo”, uma das películas brasileiras que estão na programação online (Foto: divulgação)
Dois representantes do cinema nacional também poderão ser conferidos na plataforma por 24h. Tratam-se do documentário “Chão”, de Camila Freitas, que mostra as reivindicações de um assentamento do MST no interior de Goiás, e “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso, poderoso filme cearense que mostra uma escola ocupada pelos estudantes. Já o doc “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz, vai permanecer disponível por 48h a partir do dia 23 de abril.
“King Kong en Asunción”, um dos filmes premiados que já estão à disposição no Sesc em Casa (Foto: divulgação)
Entre os títulos que ficam em exibição durante todo o festival no Sesc Digital estão “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante, premiado com o Kikito de Ouro no Festival de Gramado; “Valentina”, de Cássio Pereira dos Santos, que acompanha o cotidiano de uma garota trans; e o clássico do cinema húngaro “Mephisto” (1981), de István Szabó, que foi vencedor do Festival Sesc Melhores Filmes em sua 10ª edição, em 1983.
Em comemoração aos 10 anos de seu lançamento, também será exibido, o dilacerante drama “Amor”(2012), do austríaco Michael Haneke, com interpretações memoráveis de duas lendas da cinematografia francesa: Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva. Além da Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Amor” foi o preferido da crítica brasileira, sendo consagrado na 40ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. O filme estará disponível na programação online do Sesc Digital durante todo o festival.
“Amor”, o filme vitorioso da 40ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes (Foto: divulgação)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.