.
Cartaz de “A Quem Pertence ao Mundo?”, dirigido por Bertolt Brecht – Imagem: reprodução
. A SESUNILA – Seção Sindical Docente do Andes-SN na Unila – apresenta o Ciclo de debates Sesucine. A programação prevê a discussão de um filme por mês, em agosto, setembro e outubro. Com curadoria de Andréia Moassab e Esther Fer, as obras desse primeiro ciclo tratam de um século de luta da classe trabalhadora. As exibições serão no campus Jardim Universitário da Unila, gratuitamente. A estreia do Ciclo é nesta terça-feira (1 de agosto), às 19h30, com “A Quem Pertence ao Mundo?”, clássico dirigido por Bertolt Brecht.
. No dia 01 de agosto, abre o ciclo o clássico de Bertold Brecht “A quem a pertence o mundo?” (Kuhle Wampe), de 1932, um marco no cinema político. O filme mostra a crise econômica que assolou a Alemanha com a quebra da bolsa de valores de 1929, colaborando para a ascensão do nazismo. Uma família sem condições de pagar o aluguel é expulsa de seu apartamento, obrigada a se juntar a outros trabalhadores e trabalhadoras desempregados que se aglomeram num acampamento em torno de Berlim. Diante das condições desiguais no mundo, em que alguns jogam fora toda a safra de café e outros não têm café para tomar, cabe a pergunta: afinal, a quem pertence o mundo? .
“Guerra dos Pelados”, de Silvio Back – Imagem: reprodução
. Em setembro é a vez de Guerra dos Pelados (1971), do catarinense Sílvio Back, que trata da revolta popular no interior do que era o Estado do Paraná, devido ao avanço do imperialismo estadunidense, em 1913. A expulsão de trabalhadores devido à concessão de terras a uma companhia estrangeira para exploração de recursos naturais e para a abertura da estrada de ferro que ligaria Porto Alegre a Santos gerou uma revolta nos expropriados, que reagem com um conflito sangrento. Reunidos, eles planejam um ataque surpresa. .
“O Futuro é Nosso!”, documentário de Silvio Tendler – Foto: reprodução
. Encerra o ciclo o mais novo filme de Sílvio Tendler, O Futuro é Nosso!, realizado em parceria com o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro. Lançado em 26 de junho 2023, o filme faz uma radiografia do mundo do trabalho atual, com retratos sobre o passado do sindicalismo e uma projeção do que pode ser no futuro. Tendler procura deixar claro que os ataques ao sindicalismo nos últimos anos têm como alvo principal a organização da classe trabalhadora contra um capitalismo que lucra com a exploração e a precarização cada vez mais acintosa das condições de trabalho. . Acompanhe o “SESUCINE: Um século de luta da classe trabalhadora”, sempre às 19h30 na sala 202-05 do campus Jardim Universitário da UNILA. Dias 01 de agosto, 27 de setembro e 19 de outubro de 2023.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.