. O Portal Documentos Revelados está lançando a coleção digital Imprensa da Resistência, composto por jornais que circularam durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Alguns desses jornais eram clandestinos e circulavam de mão em mão. A coleção é alimentada periodicamente com títulos e pode ser acessada gratuitamente.
Os periódicos são raros e muitos são inéditos na Internet. É o caso do jornal “Nós, Mulheres”, do início da década de 70, dando um panorama da pauta desenvolvida pelo movimento feminino naqueles anos de regime autoritário.
O número 1 data de junho de 1976. Trata de problemas da mulher operária como local para deixar o filho durante a jornada de trabalho e a decisão da mulher sobre o controle da natalidade. Uma reportagem questiona ainda quem abandona o “menor abandonado” (termo usado na época) e em outro espaço o jornal apresenta um depoimento da escritora Lygia Fagundes Teles.
.
Sobre o site – “Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia”, explica o jornalista Aluízio Palmar, idealizador do portal.
Aluízio Palmar, reside em Foz do Iguaçu, Paraná, foi editor do jornal Nosso Tempo, é cidadão honorário de Foz do Iguaçu, presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, membro do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Paraná e membro do Comitê Estadual Memória Verdade e Justiça, tendo recebido a Medalha Chico Mendes de Resistência, no ano de 2020.
O site é resultado de anos de dedicados pelo jornalista à pesquisa em arquivos oficiais e garimpo na imprensa, numa busca incessante de recuperar e organizar a memória de um período da história brasileira. Em alguns anos de funcionamento, o site já contabiliza milhões de acesso ao seu conteúdo.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.