Ilustrações mostram aumento de eventos extremos de tempo em decorrência do aquecimento global – Foto: Reprodução/Mudanças Climáticas e a Sociedade
Segundo previsão da agência oficial de meteorologia do Reino Unido realizada no ano passado, o planeta baterá seu recorde de aquecimento até 2024, com o aumento das temperaturas médias entre 1,15 a 1,46 grau Celsius. A temperatura média atual é de cerca de 15ºC. Para entender as consequências desse aquecimento e outras questões ambientais, o site Mudanças Climáticas e a Sociedade apresenta com uma linguagem acessível e didática um panorama geral sobre o funcionamento do sistema terrestre e os impactos da ação humana.
O projeto foi realizado pela equipe do professor Tercio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo, com apoio do 5º edital Santander/USP/FUSP promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade. A proposta é fornecer conhecimento confiável e de qualidade, com base em pesquisas científicas, acerca das questões ambientais e urgentes que o planeta enfrenta atualmente. Expandir a consciência coletiva da população, especialmente dos jovens, para que sejam capazes de atuar pelas questões ambientais, também são metas do projeto.
Tercio Ambrizzi – Foto: Cecília Bastos / USP
“O tema das mudanças climáticas tem estado na mídia já há algum tempo mas muitas pessoas não compreendem o que realmente significa. Por exemplo, qual a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global? O ser humano é mesmo o responsável por estas mudanças?”, explica o professor Ambrizzi. Ele destaca que ainda há muita desinformação e negação de que o clima está passando por uma transformação e de que os grandes responsáveis somos nós mesmos, como resultado dos desdobramentos da Revolução Industrial.
“Por isso pensamos em fazer um material para estudantes de todos os níveis da educação, em linguagem simples e ilustrações chamativas, sobre os aspectos relacionados ao tema da mudança do clima e seu impacto na sociedade. Acreditamos que cada vez mais a Universidade deve dialogar com o público externo a seus portões, comunicando de forma clara e precisa conceitos importantes que podem ajudar as pessoas em seu dia a dia”, conclui.
“O internauta pode navegar pelo ‘universo climático’, num loop que relaciona como o clima impacta a sociedade e como a sociedade impacta o clima”, explica Amanda Rehbein, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do IAG, que ajudou na elaboração do material educativo. Ela explica os conteúdos disponíveis:
. principais fatores que influenciam o clima da Terra; . o clima atual do Brasil nas diferentes estações do ano e em termos de temperaturas (máximas e mínimas) e precipitação, ou seja, toda forma de água que precipita na atmosfera; . as evidências científicas que mostram que o clima está mudando devido ao aquecimento global, resultante das ações humanas; . os principais impactos projetados para o clima no Brasil para o final deste século; . como as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente podem influenciar o desenvolvimento de doenças infecciosas que trazem inúmeros prejuízos para a sociedade, como estes que estamos vivenciando no presente momento.
Entre os assuntos abordados no site, a importância do Sol para a Terra é o primeiro tópico, já que ele é a principal fonte de energia do planeta e sem ele, provavelmente, não existiria vida humana na Terra. As diferentes temperaturas que cada região enfrenta, além das diferentes estações, como outono, verão e primavera, que ocorrem devido à relação da Terra com o sistema solar, são outros conteúdos de destaque.
Também tem espaço o fenômeno conhecido por “efeito estufa”, responsável por permitir que parte da energia que chega ao planeta não retorne para o espaço, garantindo temperaturas e outros aspectos climáticos adequados para a existência da vida. Segundo o material abordado, sem a ocorrência desse fenômeno, a temperatura terrestre poderia alcançar cerca de 18ºC abaixo de zero. Os oceanos, por exemplo, seriam todos congelados.
“Procuramos destacar como se dá o balanço de energia no sistema terrestre e como a emissão de gases do efeito estufa interfere neste balanço de energia e contribui para o aquecimento global”, comenta Lívia Márcia Mosso Dutra, especialista de Laboratório do IAG que participou da elaboração do material. Para ela, a ideia é contribuir para gerar novas fontes de conhecimento em linguagem acessível para o público em geral, já que o formato das publicações científicas é, em geral, pouco atrativo e de difícil compreensão para o público leigo.
O projeto apresenta ainda questões como a diferença entre as mudanças climáticas e o aquecimento global, como distinguir clima e tempo, como ter certeza que o clima está de fato mudando, e a responsabilidade da espécie humana nesse processo. Ao final do conteúdo, o usuário pode realizar um quiz para fixar o aprendizado. A cada questão respondida, o jogo demonstra se houve acerto ou erro, e indica o tema da resposta correta.
Quiz de perguntas disponível do site Mudanças Climáticas e Sociedade – Foto: Reprodução
“Nossa ideia foi apresentar uma evolução lógica de como o Sol e raios solares atingem o planeta Terra e as consequências disso, como estações do ano, o clima típico no Brasil e o efeito estufa, e depois nos aprofundando um pouco mais (ainda assim com uma linguagem simplificada) sobre as diferenças entre tempo e clima, aquecimento global e mudanças climáticas, o papel do ser humano nesse cenário e os impactos projetados para o País no futuro”, afirma Natália Machado Crespo, pós-doc no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG que ajudou a elaborar o material.
Junto ao site, há também o e-book Mudanças Climáticas e a Sociedade contendo as principais informações trazidas pelo portal que pode ser baixado gratuitamente. “A ideia foi elaborar uma cartilha com conceitos básicos sobre o tema, porém os textos foram crescendo, ficando mais extensos, e no final se transformou em um livreto no formato PDF”, explica Natália, completando que o material terá algumas impressões físicas que serão distribuídas em escolas e bibliotecas do País. “Foi bastante desafiador e instigante trabalhar com uma ilustradora, que precisa pegar as nossas ideias e transformá-las em imagens, criando de forma leve e poética, a fim de aproximar mais o público desse tema muito importante”, conclui.
E-book Mudanças Climáticas e a Sociedade [clique aqui para baixar] – Foto: Reprodução
Também participaram do projeto Júlia Rehbein Garcia com a ilustração e elaboração da capa; Fran Matsumoto, com ilustrações e artes do miolo; Angela Mendes, que fez a coordenação gráfica; e Lucas Raposo no desenvolvimento web e do quiz.
Mais informações: incline.aca@iag.usp.br .
Por Jornal da USP
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.