Na foto, participantes da edição do ano passado do evento. Quinta edição do Slam Paraná acontece no próximo dia 24 – Imagem: arquivo Jhey Rosza
O Campeonato Paranaense de Poesia Falada acontece no próximo dia 24 de setembro, no TELAB, Teatro Laboratório da FAP UNESPAR, com entrada gratuita. Quem vencer concorre a uma vaga para participar da edição nacional da competição em dezembro na cidade de Belo Horizonte.
O evento paranaense, que está em sua 5ª. edição, reunirá poetas das cidades de Curitiba, Maringá e Foz de Iguaçu. Estão inscritas as comunidades Slam Alferes Poeta, Slam Contrataque, Slam de la Frontera, Slam das Gurias CWB, Slam da Zumbi, Slam do Muma e Slam Pé Vermelho.
Leia também: Slam de La Frontera faz vakinha para representar Foz em certame paranaense
O Slam Paraná tem 3 rodadas eliminatórias. Na primeira, participam todxs poetas inscritxs, que devem apresentar um poema autoral com até 3 minutos de duração. As avaliações são feitas por um júri popular, composto por 5 pessoas escolhidas entre o público presente durante o evento.
O júri atribui notas de 0.0 a 10.0 pontos, das 5 notas a maior e a menor são cortadas e as 3 medianas somadas para cada apresentação. Classificam-se para a segunda rodada 7 poetas mais bem avaliados na primeira. Esses apresentam um novo poema autoral que será avaliado pelo júri popular.
Classificam-se para a terceira rodada, poetas que receberem as 3 melhores notas da segunda.
Na rodada final, um novo poema autoral é apresentado e avaliado. Quem obtiver a maior nota da terceira rodada ganhará o título de campeão paranaense 2023 de poesia falada. Se houver empate em alguma das rodadas, os poetas empatados terão que apresentar outros poemas para avaliação de desempate.
Slams são campeonatos de poesia falada que ocorrem em diversos países do mundo. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, no formato de um campeonato em que os competidores declamam seus poemas autorais e são avaliados por um júri popular.
No Brasil, a modalidade literária e esportiva existe desde 2008, com mais de 200 comunidades espalhadas pelo território nacional. Anualmente, os coletivos de slams realizam suas edições mensais e uma etapa final que classifica representantes para a etapa estadual.
Quem ganha a etapa estadual, é classificado para a etapa nacional, o Slam Brasil.
No Slam Brasil, os poetas concorrem a vagas que os levarão para as etapas internacionais. Primeiro, o Campeonato Latino-Americano – Slam Abya Yala, depois, o Mundial da Poesia Falada, World Poetry Slam Champion, que ocorre anualmente e reúne poetas de todos os continentes.
Serviço Slam Paraná 2023 – Campeonato Paranaense de Poesia Falada
Data: 24 de setembro 2023 – Horário: 14h Local: Teatro Laboratório da Faculdade de Artes do Paraná – FAP / UNESPAR Endereço: Rua dos Funcionários, 1756, Cabral – Curitiba
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.