Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Sobre Tom

Neste sábado (25), TV Cultura exibe programa em homenagem ao nascimento do compositor Tom Jobim

Especial “Tom Jobim – As Nascentes” vai ao ar neste sábado (25/1) pela TV Cultura (reprodução de tela)

Neste sábado (25/1), a TV Cultura celebra o nascimento do maestro e compositor brasileiro com o especial “Tom Jobim – As Nascentes”. Gravado em 8 de março de 1993, na casa do compositor, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o programa tem direção de Fernando Faro e traz o músico bastante informal, ao piano, no estúdio de sua casa tendo ao fundo a floresta da Tijuca e vista para o Cristo Redentor, cenário que o inspirou em várias composições.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 8 de dezembro de 1994. Mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi compositor, maestro, pianista, violonista, cantor e arranjador. Expoente da música popular brasileira foi parceiro de grandes nomes como Vinicius de Moraes e Chico Buarque, e um dos mais influentes do movimento da bossa nova.

Conhecido internacionalmente, nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of Desafinado, Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music. Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a “Garota de Ipanema”.

Veja mais da vida e obra de Tom Jobim, clicando aqui.

O especial da TV Cultura

Na edição, o músico fala da família, relembra passagens da infância, fala do pai, Jorge Jobim, que não conheceu, e da mãe, Nilza. Conta quando chegou o primeiro piano em casa e que, aos 14 anos, já tocava de ouvido. Jobim fala da admiração que tinha por Villa-Lobos e Pixinguinha, e mostra um cartão que recebeu de Carlos Drummond de Andrade, dizendo que quem fazia letras como ele não necessitava de nenhum parceiro. Esta declaração é ilustrada com cenas do programa MPB Especial, de 1973, com Elis Regina cantando Águas de Março. Tom fala também de Radamés Gnatalli, conta que gravou várias músicas de Ary Barroso e relembra com carinho a parceria com Vinicius de Moraes.

O especial apresenta ainda trechos do filme Orfeu do Carnaval, dirigido por Marcel Camus, baseado na peça que ganhou vários prêmios em Cannes e Oscar de melhor filme estrangeiro. Traz também imagens do cantor interpretando Se Todos Fossem Iguais a Você, com Vinicius de Moraes, e Garota de Ipanema, com Frank Sinatra. No final do programa, Jobim fala do amigo Chico Buarque.

O especial Tom Jobim – As Nascentes vai ao ar na TV Cultura, às 22h.

_______________________
Fonte: TV Cultura e Wikipédia