.
Montagem a partir de fotos de Sócrates e troféu Bola de Ouro – Fotos: arquivo Corinthians e Fifa
Na última quarta-feira (21), a revista France Football anunciou a criação de uma nova categoria de premiação para o Bola de Ouro: o “Sócrates Awards.” A cerimônia, que reúne os maiores nomes do futebol, deve acontecer em 17 de outubro, no Teatro Chatelet em Paris. A premiação deve agraciar em nome do ‘Doutor’, atletas militantes e colaboradores de projetos sociais, envolvidos em causas socioambientais e políticas, que visam um mundo mais justo e menos desigual.
Mas por que Sócrates? O ídolo corintiano, que faleceu em 2011, é reconhecido como um dos atletas mais engajados politica e socialmente no Brasil. Na década de 1980, durante a ditadura militar, o “Doutor” iniciou, junto com outros companheiros de equipe, o movimento Democracia Corintiana, que lutava pela volta do direito ao voto.
O premiado será eleito por um júri que conta com os diretores da Peace and Sport – organização internacional que utiliza o esporte como ferramenta para construção de um mundo mais seguro, justo, pacífico e inclusivo – e Raí – irmão mais novo de Sócrates, ídolo do São Paulo e campeão mundial em 1994 com a seleção.
Sócrates sempre acreditou no poder de mobilização e da transformação por meio do esporte, para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador com seu combate pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana”, disse Raí, ex-jogador da seleção brasileira.
Raí também destacou a longevidade do impacto de Sócrates. “Onze anos após sua morte, ele continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo”, ressaltou o irmão do homenageado. .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.