Três dos filmes dirigidos por Glauber Rocha oferecidos pela plataforma MUBI.
Para celebrar uma nova restauração de O Leão de Sete Cabeças (1970), este programa reúne vários de seus clássicos. Rocha ganhou o prêmio de Melhor Direção em Cannes por seu filme revisionista de faroeste O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), uma visão colorida e folclórica do clássico gênero americano que gira em torno das façanhas de seu epônimo revolucionário assassino de bandidos. Como as outras obras de Rocha, o filme mescla elementos realistas com o profundamente surrealista, marcando seus tiroteios violentos com cenas musicais dramáticas que celebram as revoltas camponesas.
Rocha produziu O Leão de Sete Cabeças (1970) na recém-independente República do Congo depois de ser forçado ao exílio por sua crítica mordaz à ditadura brasileira. Essa obra selvagem e insurgente examina como o colonialismo marcou o continente africano através de uma série de episódios, contando com a participação de estrelas icônicas como Jean-Pierre Léaud e Rada Rassimov ao lado de artistas locais.
Outro destaque da série é a alegoria subversiva de Rocha sobre a patologia do poder, Terra em Transe (1967), que ganhou o Leopardo de Ouro em Locarno em 1968. Este programa também inclui seu épico e raramente exibido canto do cisne, A Idade da Terra (1980), uma análise espetacular da religião e do imperialismo ocidental que foi inspirada na morte de um dos ícones de Rocha, Pier Paolo Pasolini. Em todas as suas belas contradições, os filmes de Rocha divagam entre o violento e o romântico, o político e o místico.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.