O filme “O dia que te conheci” (2024), dirigido por André Novais Oliveira, chega ao Cineclube Cinelatino com o propósito de abrir um espaço de debate em referência ao mês da Consciência Negra. A exibição será nesta terça-feira (12), às 19h, no Cine Cataratas, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou por meio do site do cinema (com taxação do serviço para compras online).
A obra é uma comédia romântica brasileira que explora, com sensibilidade, a negritude e representatividade no cotidiano. A história segue Zeca, um bibliotecário negro que enfrenta longas viagens para trabalhar em uma escola infantil na região de Belo Horizonte. Após ser demitido por frequentes atrasos, ele conhece Luíza, colega de trabalho negra. Compartilhando desafios como a solidão e a escassez de representatividade negra no ambiente escolar, eles refletem sobre suas experiências.
Após a exibição, haverá um debate no Sudacas Bar com a presença de Sueli Crespa, mediadora, arte-educadora, atriz, roteirista e graduada em Mediação Cultural pela UNILA; Cabocla João, atriz e professora de teatro, graduada em Mediação Cultural pela UNILA, arte-educadora e porta-estandarte do Afoxé Fúnmilaiyó; Sérgio Teixeira, professor de Geografia Política e Geopolítica na UNILA; e Angela Maria de Souza, docente na UNILA no curso de Antropologia e no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos, que fará a mediação do debate.
A exibição do longa-metragem é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, o espaço Cine Cataratas e a distribuidora Malute. O Cinelatino é um projeto de extensão da UNILA sem fins lucrativos. Assim, a receita da venda de ingressos é destinada integralmente ao cinema e às distribuidoras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.