O livro “Integração latino-americana: teoria e prática” será lançado na terça-feira (9), em comemoração aos 15 anos da UNILA. A solenidade inclui também a posse dos novos diretores dos Institutos Latino-Americanos que formam a estrutura acadêmica da Universidade. O evento tem início às 17h, e será realizado no auditório da unidade Jardim Universitário.
O livro tem como organizadores Nilson Araújo de Souza e Luisa Maria Nunes de Moura e Silva – dois docentes que participaram da implantação da Universidade – e Mariana Nunes de Moura Souza. Os três também participarão de uma mesa-redonda.
Publicado pela Editora Insular, o livro oferece uma abordagem rica em teoria e prática, com especial relevância para disciplinas de Economia, Políticas Públicas, Economia Política Internacional e outras temáticas vinculadas à América Latina, constituindo uma referência para variados cursos, desde o Ciclo Comum de Estudos da UNILA até a pós-graduação.
Professor Nilson de Souza, durante Encontro Nacional de Economia Política, em maio de 2015 – Foto: Unila
Nilson Araújo de Souza foi professor visitante sênior da UNILA entre 2011 e 2015 e participou da criação e implementação dos cursos de graduação em Economia e do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina. A atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL). Sua trajetória acadêmica se destaca pela orientação de diversos trabalhos sobre integração latino-americana e desenvolvimento.
Primeira pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UNILA, Luisa Maria Nunes de Moura e Silva desempenhou papel essencial na institucionalização e no fortalecimento das ações extensionistas da Universidade, contribuindo para a construção de sua identidade pública e função social.
Mariana Nunes de Moura Souza, que é bacharel em Relações Internacionais e mestre e doutora em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) é líder do movimento nacional Cientistas Engajados.
Eleitos nos últimos dois meses, os novos diretores dos Institutos da UNILA tomam posse logo após o lançamento do livro. Márcia Cossetin toma posse como diretora do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), tendo Ana Paula de Araújo Lopez como vice; Fábio Borges (direção) e Cristiane Sander (vice) vão comandar o Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP); o Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) ficará a cargo de Márcio de Sousa Goes (direção) e Laura Cristina Pires Lima (vice); e Juliana Rammé (direção) e André Jacomel Torii (vice) irão conduzir o Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.