Na próxima terça (9), acontece mais uma audição do “Peña de los Gatos”, no Sudacas Bar, em Foz do Iguaçu. Esta é a terceira das cinco noites de música latino-americana programadas para reunir artistas iguaçuenses, com vertentes e origens diferentes, em apresentações gratuitas. Em cada uma delas, três atrações se revezam, num encontro de sotaques e ritmos diversos. Desta feita, dia 9, a vez no palco será de Ellen Miru, Alex Larsen e Max Cristalvo.
A ideia e realização da Peña de los Gatos é da própria casa noturna, que conta com recursos provenientes de seleção em edital do Fundo Municipal de Cultura. O objetivo principal, conforme explica a organização, é fomentar um circuito artístico local, onde os artistas sejam valorizados e o público tenha acesso à multiculturalidade presente na região fronteiriça.
Uma peña, em alguns países sul-americanos de língua espanhola, é como se diz de um ponto de encontro popular com muita música, geralmente acompanhada de boa gastronomia. Nesses encontros, o que vale é a amizade, o compartilhamento e o encontro com a criatividade. Esta é a ideia que move também a “De Los Gatos”, no Sudacas. De forma simples, o projeto pretende incentivar o aprimoramento da arte, além do engajamento comunitário, fortalecendo laços sociais. “Queremos criar um ambiente que celebre a música, apoie os talentos locais e enriqueça a cultura e a vida comunitária em nossa cidade”, pontuam os organizadores.
“A Peña de los Gatos almeja a inclusão de músicos de diferentes gêneros, estilos e origens culturais no mesmo lugar, enriquecendo a diversidade musical em nossa comunidade, promovendo a tolerância, o respeito e a compreensão mútua em nossa sociedade”, complementam.
O Sudacas Bar tem legitimidade para tal empenho. Afinal, o estabelecimento tem em sua história a marca de ser palco inicial de muitos artistas da cidade e da região, buscando sempre incentivar e impulsionar o reconhecimento de quem produz arte. Desde seu início, 8 anos atrás, o Bar apoia e abre espaço para iniciativas ligadas especialmente à valorização da cultura continental e popular. Música, dança, literatura, cinema, tem agenda livre naquele espaço iguaçuense.
26 de março – Pedro Brito, Leonardo León, Ga Lobo 02 de abril – João Aruk, Maria Nobre, Angeles Reyes 9 de abril – Ellen Miru, Alex Larsen e Max Cristalvo 16 de abril – Thiago e Cia, Spartaco Avelar, Orlando Martínez, 23 de abril – Dam Espejo, Alison Capelari, Bruno Levandoski
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.