Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin, antes representadas pela mesma imagem – Imagens produzidas com recursos de IA / Crédito: Divulgação Banco do Brasil
A iniciativa “Faces Negras Importam”, que contou com as pesquisadoras, Aline Najara, Eny Cleyde Vasconcelos, Silviane Ramos e Rejane Mira, busca retratar a história e devolver a identidade de três personalidades negras que tiveram seus rostos apagados por décadas: Tereza de Benguela, rainha quilomba do século XVIII; Luiza Mahin, figura marcante na Revolta dos Malês e Maria Felipa, liderança na independência da Bahia.
No projeto do Banco do Brasil, as pesquisadoras utilizaram estudos acadêmicos, em que retratam características pessoais de Tereza de Benguela, Luiza Mahin e Maria Felipa e recursos de Inteligência Artificial para recriar seus rostos, devolvendo representações visuais únicas. A diretora de arte visual, Ilka Cyana, foi a responsável por criar e desenvolver as imagens que agora estão disponíveis no site bb.com.br/facesnegrasimportam. Acesse e conheça mais das três celebridades negras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.