Isa Galeano, de Foz do Iguaçu, é a única atração de dança flamenca no Festival. (Fotos: Isel Judith Talavera)
O Festival 6° Toledo em Dança começa na sexta-feira (29) e segue até domingo (31). O evento conta com a participação de 472 bailarinos de 13 grupos ou escolas de Toledo e mais 21 oriundos de 12 municípios do Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul do Paraná: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cascavel, Corbélia, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Laranjeiras do Sul, Nova Aurora, São Miguel do Iguaçu e Umuarama.
No primeiro dia o evento teve em sua programação mostras” avaliativa e Competitiva de Jazz Dance, Dança de Salão e Dança do Ventre. Em seu encerramento, no domingo (31), estão programadas as batalhas de Hip Hop e a premiação geral.
Neste sábado (30), acontecem as Mostras Avaliativa e Competitiva de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Danças Tradicionais e Étnicas. Entre as atrações desta última modalidade, destacamos a participação da iguaçuense Ana Isabel Galeano. Ela fará a única apresentação de dança flamenca do Festival. Apresentará tangos flamencos – não confundir com a dança portenha que leva o mesmo nome – com coreografia assinada por Rosa Jimenez.
Aluna em formação profissional da Escola de Formação Profissional RosaFlamenca, Isa Galeano é organizadora e integrante do grupo De Luna y Lunares Cia de Dança Flamenca, na tríplice fronteira. O coletivo iguaçuense desenvolve sua arte a partir de plano docente elaborado e coordenado pela maestra, bailaora e coreógrafa espanhola Maria Rosa Jimenez Santiago, residente na Bahia.
Encontro – Em janeiro de 2022, uma trupe iguaçuense encabeçada por Isa Galeano desembarcará no litoral baiano. Vão participar do I Encuentro Flamenco Intercultural de Gamboa. A organização do evento, sob a coordenação de Rosa Jimenez, da Escola Rosa Flamenca, pretende reunir em quatro dias de atividades professores, alunos e curiosos da cultura flamenca de todo o Brasil.
De 13 a 16 do primeiro mês do ano, os participantes farão uma incursão em diversos aspectos da dança e da música flamenca. Tudo embarcado num cenário essencialmente brasileiro. Mais informações podem ser obtidas pelos ZAP (21)97899-5599 (com Elisa) ou (45)9821-4565 (com Ana Galeano).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.