Tomando Veneza, de Amei Wallach, está programado para esta sexta (27) – Foto: reprodução
A Itaú Cultural Play exibe neste final de semana três produções inéditas no Brasil. Filmes dirigidos por mulheres e que integram a programação da 43a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. São eles: Tomando Veneza, de Amei Wallach (dia 27); A geração ameaçada, de Celeste Geer (dia 28); e Paisagens Radicais, de Eletra Fiumi (dia 29). Importante lembrar que cada filme fica disponível apenas por 4 horas, das 20 horas até a meia-noite do dia agendado para a exibição. Acesso gratuito, a partir de cadastro na página do IC Play.
Confira abaixo as informações referentes a cada obra.
Tomando Veneza (2023), de Amei Wallach
De acordo com várias suspeitas, em 1964 o governo dos Estados Unidos teria manipulado os resultados da Bienal de Veneza, um dos maiores festivais de arte do mundo, para que o artista Robert Rauschenberg levasse o prêmio principal. O objetivo dos estadunidenses era combater o comunismo por meio da cultura. O documentário revela os fatos por trás dessa duvidosa e conhecida história.
A geração ameaçada (2022), de Celeste Geer 85 min | livre, segundo autodefinição disponível na IC Play dia 28 de outubro, das 20h à meia-noite.
Partindo da ciência e do conhecimento ancestral das primeiras nações (as populações originárias da Austrália), o filme questiona o mito de que o mundo é movido apenas por egoísmo e competição, além de estimular o olhar para a diversidade.
Paisagens radicais (2022), de Elettra Fiumi 91 min | livre, segundo autodefinição disponível na IC Play dia 29 de outubro, das 20h à meia-noite.
Em 2014, a cineasta Elettra Fiumi perdeu o pai, Fabrizio Fiumi, herdando seu vasto e confuso arquivo pessoal. Entre o luto e o desejo de desvendar a figura paterna, a diretora começa a registrar o processo de organização desse acervo e a entrevistar pessoas que acompanharam Fabrizio ao longo da vida.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.