Depois da formação, jovens participam de feira de empregos – foto: Marcos Labanca/Arquivo
H2Foz / Por Paulo Bogler A adolescência e a juventude chegam junto com o desafio de conquistar o primeiro emprego ou de dar um up na vida profissional. É aí que entra o Trilha Jovem, programa gratuito de capacitação nas áreas de comércio, serviços e turismo em Foz do Iguaçu, que está com inscrições abertas.
Nesta edição, são 180 vagas destinadas a quem tem de 16 a 24 anos, estuda ou é egresso da rede pública de ensino. E a renda familiar deve ser de até três salários mínimos. Atenção: é preciso fazer a inscrição no site e entregar a documentação física, até 9 de fevereiro, na Unifoz (veja abaixo).
A formação dura seis meses, sendo cursos nas áreas de turismo, comércio e hospitalidade, abrangendo conteúdos teóricos e práticos, explica a coordenadora do Trilha Jovem, Patrícia Menezes Dutra. O projeto chega à 14.ª edição, ou seja, existe há 14 anos em Foz do Iguaçu.
Como o objetivo é inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal, informa a gestora, a formação é concluída com um evento que reúne representantes de empresas e instituições com foco em contratação. A Feira Jovem acontece em setembro.
“Esse jovem busca uma oportunidade no mercado de trabalho junto a empresários e recrutadores profissionais que participam da feira”, diz Patrícia. No evento, os “trilheiros” apresentam os seus conhecimentos, habilidades e talentos juvenis, que fazem a diferença no meio corporativo.
Preenchido o cadastro no site do Trilha Jovem, os candidatos à vaga devem entregar pessoalmente a documentação requerida na Unifoz. A instituição fica na Alameda Rui Ferreira, 164, centro, junto ao Corpo de Bombeiros. O atendimento é das 9h às 16h30. A segunda etada é a da entrevista.
Em caso de dúvidas, basta chamar: (45) 99122-1893.
Documentos necessários: RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de matrícula ou histórico escolar; comprovação de renda familiar (até três salários). Trilhando o futuro
O projeto Trilha Jovem é realizado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu em parceria com instituições públicas e privadas. Foi criado a partir da demanda de inserção social e profissional de jovens dos estratos populares de Foz do Iguaçu.
A ação é baseada na formação multidisciplinar, unindo desenvolvimento das competências profissionais básicas ao conhecimento efetivo, por meio de experiências e vivências. O aprendizado contempla as normas do Sistema de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.