José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998 (Foto: arquivo internet)
No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de José Saramago, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I.P.) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inauguram, no próximo dia 6 de maio, a Cátedra Saramago. A sessão terá a presença do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; do presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva; do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos; do coordenador para as comemorações, professor Carlos Reis; e de outras autoridades acadêmicas da UFPR.
A Cátedra Saramago na Universidade Federal do Paraná é a 8.ª cátedra que o Camões I.P. cria no Brasil, em parceria com importantes instituições de ensino superior locais. Ela foi formalmente criada no final de 2021 e o início de sua atividade coincidirá com a largada de um ano cheio de comemorações entre Portugal e Brasil, no qual se destaca a participação de Portugal como país convidado da Bienal do Livro de São Paulo.
Coordenada pela professora do Departamento de Literatura e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, Patrícia da Silva Cardoso, a cátedra permitirá o estabelecimento de condições para o desenvolvimento da investigação na área de estudos portugueses, notadamente da história, da estrutura, da promoção e da difusão da literatura portuguesa e de expressão portuguesa, bem como das culturas do espaço lusófono.
A cátedra tem como patrono José Saramago, juntando-se, assim, a outras sete cátedras Camões que, na Europa e na América Latina (Espanha, Itália, Bulgária, México e Perú) têm igualmente o Prêmio Nobel português como patrono e referência para os trabalhos a que desenvolvem, reforçando a possibilidade de criação de redes de colaboração e cooperação que, tanto o Camões I.P. quanto as universidades, estimulam.
O presidente do Camões I.P., embaixador João Ribeiro de Almeida, salienta que esta é a 61ª cátedra Camões no mundo, denotando a aposta continuada que o país faz na consolidação de uma ampla rede de estruturas que prestam contribuição à promoção da língua portuguesa como língua de ciência e de conhecimento, mas também à divulgação da cultura portuguesa e às culturas em língua portuguesa nos grandes centros acadêmicos de quatro continentes.
Para marcar o início das atividades da cátedra, o professor Carlos Reis ministrará uma aula inaugural, intitulada “Na oficina de Saramago: o escritor sem inspiração”, aberta a toda a comunidade universitária e convidados. A palestra também terá uma fala inicial do presidente da Assembleia da República Portuguesa.
Serviço: Inauguração da Cátedra Camões UFPR José Saramago Data: 6 de maio de 2022 / Horário: 15h30 Local: Edifício D. Pedro I, Anfiteatro 100, 1º andar, Curitiba – Pr.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.