O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) marcou para o dia 28 de março as provas da primeira fase do vestibular 2020/2021. A segunda fase ficou marcada para os dias 25 e 26 de abril.
A aplicação das provas foi adiada outras vezes. Inicialmente, o vestibular tinha sido adiado para janeiro e depois foi remarcado para fevereiro.
O segundo adiamento foi decidido na segunda-feira (22), a menos de uma semana da aplicação da prova.
A decisão aconteceu após a troca da coordenação do Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que ocorreu no domingo (21), devido à suspensão do concurso público da Polícia Civil horas antes da aplicação das provas.
Na oportunidade, a UFPR informou que decidiu pelo adiamento do vestibular considerando a necessidade de cumprir questões logísticas diante da pandemia para “assegurar, sem margens de dúvidas, a segurança das provas e a saúde dos candidatos e do pessoal envolvido na sua aplicação”.
Ao fazer o anúncio da nova data, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o Núcleo de Concursos passa por uma transição e que o tempo de aproximadamente um mês até a aplicação das provas é necessário para que o vestibular aconteça de forma segura.
“Fazer um processo seletivo em uma época como essa é um desafio triplicado, seja nos espaços, no pessoal ou nos cuidados que temos que tomar”, afirmou.
O reitor informou que considerou as datas de outros vestibulares de universidades do Paraná para escolher a remarcação da prova. O objetivo era que não houvesse conflito de datas.
Segundo Fonseca, o adiamento não atrasa a discussão para o início do ano letivo para os calouros.
“Não vamos alterar a data provável da divulgação final do resultado do vestibular, que era antes início de junho e que continha sendo início de junho”, afirmou.
A data para retomada das aulas ainda não foi definida.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.