“Coded Bias” questiona a “neutralidade” das inteligências artificiais. Estreia dia 9 de setembro (foto: divulgação)
Nesta quinta, dia 9, a estreia de “Coded Bias“, direção e roteiro de Shalini Kantayya, numa co-produção de EUA, Reino Unido e China, O documentário de 2019 tem duração de 84 minutos e discute a proteção dos direitos civis num enfoque inusitado. Quando Joy Buolamwini, pesquisadora do MIT Media Lab, descobre que muitas tecnologias de reconhecimento facial não detectam com precisão rostos de pele negra ou classificam incorretamente os rostos de mulheres, ela investiga o caráter altamente tendencioso presente nos algoritmos. Acontece que a inteligência artificial não é neutra e as mulheres estão liderando a ofensiva para garantir que nossos direitos civis sejam protegidos. O filme recebeu prêmios no Canadá, Dinamarca e EUA, entre outros países.
Outra estreia, é a de “Influence“, o melhor documentário sul-africano de 2020 coloca em discussão o mundo da publicidade e seus serviços à política. Oferecendo uma visão precisa sobre o quanto nossas percepções são moldadas por forças externas, os cineastas Diana Neille e Richard Poplak (ambos jornalistas premiados) elaboraram uma investigação perturbadora sobre a politização da comunicação moderna – fenômeno que se repete e multiplica na instrumentalização das redes sociais nos dias de hoje. Premiado também em festivais nos EUA e na Rússia.
Uma das grandes atrações do evento, o filme de abertura “O Novo Evangelho”, de Milo Rau, volta por mais 24 horas na sexta-feira, 10 de setembro, a partir das 19h. Já o documentário “A Bolsa ou a Vida”, filme de Silvio Tendler que teve sua estreia em agosto na Mostra, retornou para a programação no dia 7 de setembro e segue disponível até o dia 14.
“O Novo Evangelho”, de Milo Rau
O filme “A História do Plástico”, de Deia Schlosberg, e os cinco filmes do Especial Energia Nuclear – 35 Anos de Chernobyl, 10 Anos de Fukushima seguem disponíveis até domingo, 12 de setembro. Já as dez produções do Concurso Curta Ecofalante continuam até o dia 14.
A Mostra traz ainda novas chances de assistir a filmes do Panorama Internacional Contemporâneo, da Competição Latino-Americana e do programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, que voltam para uma segunda exibição no festival nestes últimos dias.
A programação inclui filmes como “Jogo do Poder”, de Costa-Gavras, e “A Nova Corporação”, de Joel Bakan e Jennifer Abbott, que retornam a partir das 15h do dia 11/09; “O Capital no Século XXI”, de Justin Pemberton e Thomas Piketty, que volta no dia 10/09; e a nova remasterização do clássico “O Prisioneiro da Grade de Ferro: Autorretratos, de Paulo Sacramento”, que fica disponível até às 15h de domingo (12/09).
A Cerimônia de Encerramento do evento acontece no dia 11 de setembro, sábado, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Na ocasião, serão anunciados os filmes vencedores dos prêmios de júri e de público do festival. Após a cerimônia, a partir das 20h, os filmes premiados ganham uma nova exibição, ficando disponíveis até a meia-noite do dia seguinte.
A programação completa do evento pode ser acessada através do folder interativo.
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