Termina nesta quinta-feira (10 de agosto) às 17h o prazo de inscrições do Processo Seletivo (vestibular) para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).
Ao todo, são ofertadas 6915 vagas em 181 cursos ministrados em 28 municípios de todas as regiões do Paraná. As aulas, para os candidatos que forem aprovados, começam no início do ano que vem.
Todas as informações estão disponíveis nos editais:
Edital nº 56, de 16 de junho de 2023 – Processo Seletivo IFPR 2024 – Cursos de Graduação.
Edital nº 57 de 16 de Junho de 2023 – Processo Seletivo IFPR 2024 – Cursos Técnicos de Nível Médio
Há vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem está terminando o nono ano do Ensino Fundamental); cursos técnicos subsequentes (para quem já terminou o Ensino Médio); bacharelados, licenciaturas e de tecnologia (também para quem já finalizou o Ensino Médio).
Esses cursos são ministrados em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
A taxa de inscrição é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os de graduação. A inscrição deve ser feita pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. O boleto precisa ser pago até até sexta-feira (11 de agosto).
Antes de fazer a inscrição, o candidato precisa se cadastrar no Portal do Candidato no site do NC.
Atenção: tanto para o cadastro quanto para inscrição, o candidato deve usar o próprio CPF – isto é, não pode ser utilizado o número de documento de familiar ou responsável.
No ato da inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição.
Os 20% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência. Para saber mais sobre as vagas de inclusão, leia o “item 4 – dos cursos e vagas”, disponível nos editais.
As provas para os cursos técnicos serão compostas de 40 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa. Já para os cursos superiores, as provas serão compostas por 50 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.