A UNILA está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas em cursos graduação por meio do Chamadão – Chamada Pública Complementar. Este é o último processo seletivo para ingresso em 2025 e é aberto para candidatos brasileiros e internacionais. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março. Todas as informações e o link para as inscrições estão disponíveis no edital PROGRAD 44/2025. Inscrição e cursos são gratuitos.
Estão aptos a se inscrever no processo seletivo brasileiros que tenham participado de, pelo menos, uma edição do Enem entre os anos de 2017 e 2024 e que não tenham obtido nota zero na redação. Candidatos internacionais que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente até o ano de 2024 também podem participar da seleção.
“O Chamadão é um processo bastante amplo porque utilizamos mais edições do Enem e permite a participação de alunos internacionais”, diz o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado Felisberto Junior. Enfatizando que esse é um processo seletivo próprio da Universidade.
As vagas a serem ofertadas são aquelas não preenchidas após convocação da lista de espera do Sisu 2025, e as não preenchidas nos processos seletivos internacional, de indígenas, refugiados, de música e de vagas remanescentes. Não haverá reserva de vagas para cotas neste processo. O quadro de vagas será divulgado no dia 10, após o encerramento do processo para vagas remanescentes.
“O candidato não vai escolher o curso antes. Ele vai escolher presencialmente. Nós classificamos quem quer estudar na Unila. Ranqueamos os brasileiros, ranqueamos os internacionais, e, no dia da chamada pública é feita a escolha”, aponta Antonio Machado. Ele salienta que os cursos oferecidos no Chamadão são os que têm maior disponibilidade de vagas após encerrados outros processos. Medicina, por exemplo, não tem vagas para essa seleção. “É um número mais restrito de cursos? É. Mas é uma chance”, diz.
Após o encerramento das inscrições online, os candidatos serão brasileiros serão classificados com base na média aritmética simples das provas objetivas e da redação do Enem. A classificação dos candidatos internacionais será feita com base na média aritmética simples das notas de todas as disciplinas cursadas durante o Ensino Médio ou seu equivalente. O edital traz a escala de notas equivalentes em cada país. A classificação será por ordem decrescente de notas e por país, buscando a maior diversidade de países, em sistema de rodadas.
Os candidatos ao curso de Música serão classificados de acordo com as notas do Enem e da nota na prova de habilidades específicas (vídeo de apresentação musical, de acordo com a ênfase escolhida na inscrição).
A lista de classificação preliminar será publicada no dia 4 de abril, quando se inicia prazo para eventuais recursos. A lista de classificação final será publicada no dia 10 de abril, quando também será divulgada a relação dos cursos com vagas disponíveis. Haverá uma única lista de classificação para cada modalidade (lista geral para brasileiros, lista geral para internacionais, lista para Música – brasileiros, e lista para Música – internacionais).
Para o pró-reitor o Chamadão tem a vantagem de “regionalizar” o ingresso na Universidade porque exige a presença do candidato no momento da escolha do curso. Todos os classificados – ou seus representantes legais – deverão comparecer ao auditório da UNILA – Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000), no dia 12 de abril, às 8h, quando será realizada a chamada pública nominal para a ocupação das vagas disponibilizadas. As portas serão fechadas às 9h e não será permitido o acesso dos candidatos após esse horário.
No dia 12, os candidatos serão convocados nominalmente, conforme ordem de classificação de sua lista de concorrência, para escolher o curso que deseja. A convocação será realizada intercalando a lista de candidatos nacionais e a lista de candidatos internacionais. Todos devem estar de posse dos documentos exigidos para a matrícula. A ocupação por curso está limitada ao número de vagas que será oferecida.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.