Freekip
Foi conhecida na última sexta-feira (20) a canção oficial da UNILA. A música de autoria de Marina Araldi, Aura Alejandra Espitia Saavedra e Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende recebeu 171 votos da comunidade acadêmica e venceu o concurso que teve o intuito de selecionar a composição que representará a Universidade em cerimônias e eventos oficiais. Além do reconhecimento artístico, os vencedores receberão um prêmio de R$ 6 mil.
Iniciado em setembro, o Concurso Canção UNILA recebeu oito inscrições de obras inéditas. As composições foram avaliadas seguindo critérios como originalidade, qualidade musical, aspectos linguístico-literários e coerência com a identidade institucional. Dessa forma, as três que receberam as maiores notas pela Comissão Técnica de Avaliação foram classificadas para esta etapa de votação popular.
A iniciativa reflete o compromisso da Universidade em fortalecer a sua identidade latino-americana e caribenha, bem como de valorizar a diversidade cultural da região. O edital tinha como uma das exigências que a canção expressasse a missão da instituição – de promover a integração e o desenvolvimento da América Latina – com uma letra bilíngue, em português e espanhol.
Além disso, o Concurso teve como objetivo selecionar uma canção que pudesse evocar valores e princípios coletivos, tendo em vista a missão da Universidade e o plano de desenvolvimento institucional, com potencial para criar identidade e senso de pertencimento à UNILA.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.