A Jornada será composta por dois eventos gratuitos. O primeiro será a palestra “Deficiência nas Artes e na Educação”, que tem o intuito de fomentar o debate acerca da área da deficiência e o campo da acessibilidade na educação e nas artes para a produção de redes comunitárias e plurais. O evento será realizado no dia 20 de maio, às 19 horas, na sede da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Na segunda parte da Jornada, a residência artístico-pedagógica “Poética Protética” visa promover uma formação para o artista, o educador e o cidadão a partir da vivência artístico-educacional vinculada a compreensão do fenômeno da deficiência como estética de experiência, objetivando a integração dos corpos em sua diversidade de saberes e conhecimentos. Esta etapa ocorrerá entre os dias 22 de maio e 12 de junho, segundas, quartas e quintas do período, das 17 às 21 horas, no campus da Unila.
Carolina Teixeira é artista-pesquisadora e mulher com deficiência. É Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atua como consultora em acessibilidade artística e educacional trabalhando em diversas instituições públicas e privadas. É autora do livro “Deficiência em Cena”, lançado pela Editora Ideia/PB, em 2011, relançado em 2ª edição em 2021. Atualmente, é docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.
Observações: No caso de dúvidas na inscrição, escreva para: poeticasdoentre@gmail.com . Visite a página oficial do projeto no instagram .
Este projeto é realizado com recursos do Edital Bolsa FUNARTE de Mobilidade Artística 2023.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.