A Unila recebe nesta segunda-feira (27), às 18h30, na Unidade Jardim Universitário, dois importantes lançamentos. O primeiro lançamento é o do Caderno n° 5 do “Maloca”, “Pasajeras: dinâmicas do território no fazer cinema”, obra que conta com vários textos de realizadoras(es) e pesquisadoras(es) que trabalharam no longa-metragem “Pasajeras”, da diretora e professora da UNILA Fran Rebelatto.
Lançado em 2021, o filme narra a história de mulheres trabalhadoras que cruzam a fronteira entre o Brasil e o Paraguai cotidianamente. No caderno, as e os realizadores refletem o fazer cinematográfico a partir das diferentes áreas do cinema: direção, direção de fotografia, captação de som, direção de arte e produção musical.
Livro – O segundo lançamento da noite será “Peabiru – do Atlântico ao Pacífico, pelo mítico caminho sagrado”, livro de Carlos Dominguez, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A obra tem como tema os “Caminhos do Peabiru”, um sistema de estradas, criadas pelo povos ameríndios, ligando o Litoral Norte do Peru, por meio da Cordilheira dos Andes, e o Lago Titicaca (fronteira entre o Peru e a Bolívia), estendendo-se até o Oceano Atlântico, na costa da região Sul do Brasil.
O trabalho de Dominguez, na forma de reportagem em profundidade, é o resultado de cinco anos de pesquisas, entrevistas e imersões naquele ambiente, desvendando a importância de diversas culturas e suas conexões com tal caminho.
Leia também: Pesquisador desbrava caminho milenar dos povos originários da América do Sul “Pasajeras”, longa dirigido por Fran Rebelatto, é um dos escolhidos para o Olhar de Cinema
A narrativa jornalística, mesclada com investigação científica, aborda “desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil”, com a história das pessoas que “estudam e vivem o Caminho”, conforme consta na contracapa de “Peabiru”. O livro traz também os registros fotográficos, em mais de 50 páginas, de Álvaro Pouey, Charles Guerra, Daniela Xu e Dea Amaral.
O encontro entre o Caderno “Pasajeras” e o livro “Peabiru” evoca várias reflexões sobre os deslocamentos históricos e contemporâneos dos povos do continente latino-americano.
Os autores das duas obras estarão presentes para debates e sessão de autógrafos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.