Ponte da Amizade em construção no início da década de 60 – Foto: reprodução de acervo internet
A proposta é voltada, prioritariamente, a professores e professoras da Educação Básica, preferencialmente das áreas das Ciências Sociais e Humanas, que buscam formação continuada em temas contemporâneos das Relações Internacionais. Também podem se inscrever demais profissionais da educação, incluindo quem exerce funções administrativas ou atua no ensino superior.
O curso tem o objetivo de fornecer instrumentos para seus egressos desenvolverem capacidade analítica dos processos e eventos das Relações Internacionais; propiciar aplicabilidade de conhecimento especializado nas Relações Internacionais para a formação dos alunos da educação básica; e contribuir para o aprofundamento da formação em Relações Internacionais na América Latina de forma gratuita e qualificada.
O curso tem duração de 18 meses e início previsto para agosto de 2025. A especialização é parte das ações da UNILA no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado ao Ministério da Educação. Esta é a segunda vez que o curso é ofertado pela Universidade — a primeira turma teve início em 2023. A formação é gratuita.
As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, com reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas trans, refugiadas ou com visto humanitário, além de vagas específicas para servidoras e servidores técnico-administrativos da UNILA.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: homologação das inscrições e análise curricular, conforme critérios definidos em edital. O resultado final será divulgado até 8 de agosto, e as matrículas devem ocorrer entre os dias 11 e 15 do mesmo mês, de acordo com o cronograma constante no edital de prorrogação.
Com carga horária de 360 horas, mais a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a especialização está estruturada em módulos temáticos que abordam política internacional, integração regional latino-americana, economia política, meio ambiente, estudos para a paz, interseccionalidade, entre outros tópicos. As atividades são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da UNILA, com mediação de professores e tutores. Parte da formação também envolve encontros presenciais obrigatórios no polo UAB/Foz do Iguaçu, localizado no Itaipu Parquetec.
Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail: ri.edubas@unila.edu.br.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.