Principal janela audiovisual LGBTI+ do Sul do Brasil, a Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, realiza nos dias 3 e 4 de abril, na UNILA, a Conexão Transforma. O evento tem como premissa ampliar diálogos, promover redes de cooperação e fortalecer a produção audiovisual LGBTI+ na América Latina.
Organizada pelo Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina e apoiada pelo projeto de extensão e pesquisa Poéticas do ENTRE, a Conexão Transforma oferece uma série de atividades gratuitas, incluindo Mostra de Cinema, Oficina de Produção Cultural e um Bate-Papo sobre o Cinema LGBTI+.
O evento será aberto na quinta-feira (3), às 14h, na Sala C113, no campus Jardim Universitário, com a realização da oficina “Produção Cultural e Diversidades”.
A oficina será conduzida pelos produtores da Transforma, Arthur Gomes, a drag Suzaninha, e Thomas Dadam, com carga horária de 4 horas. Seu objetivo é capacitar agentes culturais sobre a cultura LGBTI+, enfocando o acesso a políticas públicas e o desenvolvimento de projetos de impacto social. Além disso, busca facilitar o acesso de pessoas LGBTI+ que atuam na área cultural a editais disponíveis, assegurando o crescimento e a expansão da cultura queer em todo o país.
A oficina tem classificação indicativa de 16 anos. Para se inscrever, acesse o link. As vagas são limitadas.
A programação da Conexão Transforma prossegue na sexta-feira (4), a partir das 17h, com um bate-papo sobre “Cinema LGBTI+ Latino-Americano”, na Sala C115, no campus Jardim Universitário.
O bate-papo contará com a participação do professor de cinema da UNILA, Fábio Ramalho, pesquisador de projetos com temática LGBT, e da produtora da Mostra Arder en la Frontera de Cine Cuir Latinoamericano, Alexia Zindi.
Na sequência, também na Sala C115, a partir das 19h, ocorrerá a Sessão de Filmes com a exibição de quatro curtas-metragens premiados na sexta edição da Transforma, realizada em dezembro de 2024, em Florianópolis (SC). Em cartaz estarão as obras: “Divina”, “Marretada Trans”, “Todas as Memórias que Você Fez para Mim” e “Zagêro”.
A classificação indicativa do bate-papo é 16 anos, e da sessão de cinema, 14 anos. Para participar de ambos os eventos, é necessário retirar uma senha no local, com uma hora de antecedência.
Conexão Transforma
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.