. A Unila está selecionando no seu corpo discente bolsistas do projeto “Mulheres catadoras: pedagogia cartonera para o empoderamento”, sob coordenação da professora Jorgelina Tallei. As pessoas interessadas devem enviar e-mail para jorgelina.tallei@unila.edu.br . Terão prioridade estudantes mulheres, mães e que conheçam ou tenham trabalho com a temática. As entrevistas das pessoas inscritas serão realizadas de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, via online.
. Para participar, as pessoas interessadas devem acessar e ler antecipadamente o edital: https://documentos.unila.edu.br/editais/prppg/1-8
.
Empoderar – O objetivo geral deste projeto de pesquisa e de extensão é gerar consciência sobre as desigualdades de gênero e empoderar as mulheres que trabalham como catadoras na cidade de Foz do Iguaçu. O projeto pretende contribuir com os estudos das ciências sociais e língua(gem), em perspectiva interdisciplinar.
O projeto está dividido da seguinte forma: no primeiro momento os seus monitores farão um mapeamento das mulheres catadoras da cidade; em um segundo momento, a proposta é realizar oficinas de formação cidadã fomentando a consciência política do trabalho das mulheres catadoras de materiais recicláveis da cidade, afim de fomentar políticas públicas sobre o trabalho da categoria.
Este último objetivo será cumprido por meio da realização de oficinas baseadas na pedagogia de “livros cartoneros” confeccionados em parceria com as mulheres artesãs da cidade. Com os resultados do projeto pretende-se criar uma editora cartonera que se converta em uma possível fonte de trabalho para as mulheres catadoras pensando em uma proposta de economia solidária.
A metodologia proposta é grupos focais e de intervenção participativa. Este projeto se apoia em conceitos teóricos de estudos feministas e da linguagem: Buarque de Holanda (2019), Gayatri Spivak (2010), bell hooks (1952), Margareth Rago (2006), Sylvia Molloy (2018) Verónica Gago (2020) entre outras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.