.
“Querer ser livre é também querer livres os outros.” Simone de Beauvoir (Foto: reprodução)
A proposta do grupo em estudar Simone de Beauvoir, “surge como uma tentativa de abordar o legado da filósofa para as diversas áreas específicas das humanidades”, explicam os organizadores em nota. E, de outro lado, atender à manifestação plural de interesse pelo assunto, a partir de vários pontos do território brasileiro”. Neste sentido, o projeto adota uma dinâmica à distância, constituído por estudos individuais e encontros online regulares a cada 15 (quinze) dias.
O grupo está previsto para funcionar de agosto até dezembro de 2022. Com inscrições via – Midas Unioeste – e participação via plataforma online – Teams -, a iniciativa possibilitará que os participantes realizem pelo menos quatro horas/aula de leituras semanais (prévias) ao tema que será abordado no encontro, que será de quatro horas aula. Contato ser feitos com: nelsi.welter@unioeste.br
. “Nosso maior objetivo é o de trabalhar a teoria filosófica de Beauvoir para além dos tabus gerados em torno de sua carreira profissional; soma-se a isso nossa preocupação em abordar sua perspectiva feminista enquanto dependente de um maior aprofundamento das proposições de fundamentação e crítica da moral desenvolvidas pela autora. Dessa forma que os participantes se apropriem de uma leitura autêntica da teoria beauvoiriana, diferentemente de tantas outras leituras que ou lhe atribuíram críticas anacrônicas no que tange o contexto de seus escritos, bem como a totalidade de sua obra”, explica a apresentação do grupo em página da internet.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.