O curso de Engenharia Mecânica do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi classificado como o melhor do Paraná e o segundo no Sul do País conforme o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 do Ministério da Educação (MEC) que deu conceito 5 para a graduação. O resultado foi divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Também foram avaliados e se destacaram com conceitos 4 os cursos de Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia e Medicina do Campus de Cascavel, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Medicina e Nutrição do Campus de Francisco Beltrão e Agronomia, Zootecnia e Engenharia Química de Marechal Cândido Rondon.
Para o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, a evolução dos conceitos obtidos pelos cursos avaliados no Enade 2023 demostram que a Unioeste está no caminho certo, ou seja, buscando sempre pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. “Os esforços dos nossos alunos e da alta qualidade do nosso corpo docente ficam claro nesses resultados que tanto nos orgulha”, frisou.
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Daniel Alerto Salinas Casanova, salienta a importância da dedicação de professores e o engajamento dos estudantes para que fosse atingido tal conceito no Enade.
“Me remontei ao ano de 2002, início do curso, e pude observar que ao longo do tempo, os professores sempre mantiveram o perfil e a mesma dedicação, procurando sempre ministrar as suas aulas de forma cada vez mais didáticas e eficientes, se preocupando muito com a qualidade das mesmas. Mas só isso não foi suficiente, precisávamos de mais um aspecto muito importante na procura de tão anelado conceito. Faltava conseguirmos o engajamento dos alunos, fazê-los compreender a importância de tal avaliação para eles mesmos, para o curso e, de maneira geral, para a Unioeste toda. A meu ponto de vista, acredito que em parte, o conceito obtido se deva à união desses fatores”, comentou. Casanova.
O coordenador Daniel também fez menções especiais. “Nossos agradecimentos ao professor Romeu Reginato, diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas / CECE de Foz do Iguaçu pela excelente gestão e condução dos alunos no processo de avaliação no Enade. Agradecemos também ao professor Ricardo Schafer, coordenador do curso na época da avaliação, e aos professores que participaram das aulas de reforço e atualização dadas aos alunos. Finalmente gostaria de agradecer em nome do nosso curso, a todas as pessoas que participaram de forma direta ou indireta para a obtenção de tão anelado conceito. E o conceito é da nossa Unioeste!”
O professor Ricardo Schaefer destaca que a nota alcançada também é resultado dos investimentos no ensino para que os alunos atendam as expectativas do mercado de trabalho. “Estamos trabalhando na aproximação com a sociedade, fazendo visitas técnicas em indústrias o que reflete nos trabalhos dos alunos que já saem praticamente empregados, recebem prêmios pelas altas habilidades profissionais”, comentou.
O curso de Engenharia Mecânica na Unioeste Foz, que foi criado em 2002, conta com professores doutores oriundos de países como Nicarágua e Peru, assim como de diversas cidades brasileiras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.