As Jornadas Negras da Unioeste – Arte, Literatura e Tradução se propõem a oferecer aos seus participantes, em ambientes virtuais, conhecimento e reflexão sobre a contribuição africana e ameríndia às línguas, literaturas, artes e à tradução na América Latina. Desta vez, o homenageado das Jornadas será o escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella, autor de Changó el Gran Putas (1983), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. O evento on-line será de 26 de outubro a 11 de dezembro de 2020.
Inscrições, programação e mais informações você confere através do link: https://www.e-inscricao.com/ensinoeextensaoletras/jornadasnegras
O evento da Unioeste homenageia o escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella, autor de Changó el Gran Putas (1983), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano.
Manuel Zapata Olivella nasceu em Lorica, Colômbia, em 17 de março de 1920, e morreu em Bogotá em 19 de novembro de 2004.
Radicou-se em Cartagena das Índias ainda muito jovem, foi médico, antropólogo, folclorista e escritor e é considerado o mais importante representante da literatura afro-colombiana e um dos mais importantes de todas as Américas. Changó el gran putas, sua obra mestra, é um grande épico, com cinco partes, passadas entre a África, Brasil, Haiti, Colômbia e Estados Unidos, que abrange quinhentos anos de história em que os deuses tutelares e a visão de mundo da religião iorubá são os grandes protagonistas.
Neste ano de 2020, a Colômbia e o mundo comemoram 100 anos de seu nascimento. Este ano, a Feira do Livro Internacional de Cali – FIL CALI 2020, celebra, igualmente, este grande escritor. E a UNIOESTE reúne em sua homenagem algumas das muitas vozes de resistência dessa Diáspora Negra para mostrar que os caminhos abertos por Zapata não foram em vão.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.