Na última quinta-feira (25), a Unioeste, campus Foz, realizou o I Seminário do Núcleo de Atenção à Terceira Idade (NATI), reunindo palestras e atividades voltadas para a inclusão e bem-estar dos idosos.
Organizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e a Universidade da Terceira Idade (UNATI), o evento contou com o apoio da UNILA e a Universidade sem Fronteiras.
A programação iniciou-se com uma abertura seguida de uma apresentação de dança. Em seguida, foram discutidos temas como a vulnerabilidade da terceira idade, destacando a importância de proteger os idosos de práticas criminosas e fraudes.
Maíra Bianca Alves Ferreira é bolsista recém graduada em Direito e iniciou as atividades na UNATI em maio deste ano. Ela conta que objetivo do seminário é proporcionar cultura e entretenimento para a Terceira Idade.
“É uma forma que eles possam ter rodas de conversas e aprender muito com as experiências e os temas abordados”, afirmou.
Para o diretor do Centro do CCSA, Valdir Serafim Junior, os temas apresentados foram fundamentais para esclarecer dúvidas recorrentes enfrentados pela pessoa idosa.
“São temas relevantes à pessoa idosa onde é possível tirar todas as dúvidas além de compartilhar considerações e vivências a respeito dos assuntos debatidos”, disse.
Uma das participantes do seminário é Anna Masako Yoshinaga. Ela elogiou a programação e garantiu que foi mais uma oportunidade de obter conhecimentos para o cotidiano.
“Além do que a gente já vivenciou e adquiriu em outras palestras, sempre haverá mais tópicos para incrementar nosso conhecimento”, enfatizou.
Cleusa Wawrzeniak revela que está há 12 anos como aluna da UNATI. Ela relata que é graças à universidade é possível aprender muitas coisas relevantes que facilitam a vida na prática.
“Recomendo para todas as pessoas acima dos 60 anos. Aprendi muitas coisas que não foi possível obter fora. Agradeço imensamente à UNATI, Unioeste e à todos meus colegas que fazem parte desse movimento”, finalizou.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.